Promoções e preços baixos não salvam lojas de bricolage
A facturação das lojas especializadas em artigos de bricolage, no mercado espanhol, caiu 6,1% em 2008 face ao ano anterior e atingiu 2,3 mil milhões de euros.
A queda do consumo privado e a crise no mercado imobiliário são os principais responsáveis pelo desempenho do sector, que desde 2004 vinha a apresentar crescimentos sustentados, explica o estudo “Distribuição de Artigos de Bricolage”, levado a cabo pela DBK.
Segundo o documento, em 2009, a queda vai ser ainda mais acentuada (-15%), provocada pela diminuição do consumo dos lares, apesar da descida dos preços, do aumento de promoções e da proliferação da oferta, as armas das empresas para levar os consumidores a comprar.
Apesar do resultado, o estudo indica que as cadeias especializadas em bricolage vão aumentar a quota de mercado, “à custa das pequenas empresas independentes e de pequenas dimensões que têm dificuldades em subsistir por causa da actual conjuntura económica”.
Em 2008, faziam parte do ranking das cinco maiores empresas a Leroy Merlin, a Aki, a Euro Depot Espanha, a Bricoking e a Bricor. Juntas, reúnem 77% das vendas do mercado espanhol de bricolage.