Retalho cresce 3,4% em 2018 para vendas de 21 mil milhões de euros
As vendas do setor do retalho em Portugal aumentaram 3,4% em 2018, face ao ano anterior, para 20.945 milhões de euros, revelou esta quarta-feira a APED (Associação das Empresas Portuguesas de Distribuição), em conferência de imprensa.
A área de retalho não alimentar aumentou as vendas em 4,3%, para 8.542 milhões de euros, e o retalho de base alimentar cresceu 2,8% para 12.403 milhões de euros.
Entre as categorias que mais cresceram, no ano passado, no retalho não alimentar estão os equipamentos de telecomunicações e os pequenos e grandes eletrodomésticos. Já na área alimentar os produtos mais dinâmicos foram os congelados e os produtos frescos e de mercearia.
“O aumento do turismo e o crescimento do mercado imobiliário poderão explicar uma parte do dinamismo das vendas do retalho não alimentar, uma vez que as novas casas e os espaços hoteleiros têm de ser equipados”, adiantou Gonçalo Lobo Xavier, diretor-geral da APED.