Lisboa e Porto concentram metade dos centros comerciais do País
Há 120 centros comerciais em Portugal que totalizam mais de três milhões de metros quadrados (m2) de Área Bruta Locável (ABL). São 280 de m2 por cada 1000 habitantes, valor superior à media europeia, segundo uma nova análise da consultora imobiliária Cushman&Wakefield (C&W).
As áreas metropolitanas de Lisboa e Porto concentram metade da oferta, mais de 1,5 milhão de m2 de ABL, um total de 66 centros comerciais – 41 na Grande Lisboa e 25 no Grande Porto.
Entre janeiro de 2015 e junho de 2017, a consultora registou cerca de 800 operações de arrendamento de lojas nos centros comerciais portugueses, cifra que revela “o enorme dinamismo do setor, sobretudo a partir de 2015 quando os retalhistas retomaram os seus planos de expansão, capitalizando o aumento do consumo”, explica o relatório ““Centro Comerciais em Portugal”.
Desde 2003 o setor dos centros comerciais em Portugal captou 3.500 milhões de euros, 30% do total de investimento imobiliário comercial direto em Portugal. Estes ativos são apelativos para os consumidores e retalhistas, mas também para os investidores institucionais. Um total de 64% daquele investimento feito por operadores internacionais.
Por outro lado, o investimento indireto no setor, através da compra de unidades de participação em fundos especificamente dedicados à detenção e gestão de centros comerciais, é estimado em 1.500 milhões de euros, quase exclusivamente por parte de fundos estrangeiros.
Em média, o volume de investimento direto alocado cada ano a centros comerciais situa-se nos 230 milhões de euros, com o peso do capital estrangeiro a rondar os 70%. Nos últimos 17 anos, foram fechados 65 negócios de investimento em centros comerciais em Portugal, com um valor médio por operação de 60 milhões de euros.