Investimento em startups de entrega de ‘kits’ para refeições bate recordes
No último ano, estas duas ‘startups’ dominaram o investimento feito em negócios de serviços de entregas de ‘kits’ de alimentos na medida certa para a preparação de uma refeição. As empresas pretendem competir com os tradicionais supermercados, garantindo o transporte dos ingredientes diretamente dos agricultores para casa dos consumidores.
Ao mesmo tempo, as empresas investem em produtos biológicos ou variedades de legumes que não se encontram nas prateleiras dos supermercados tradicionais, atraindo os consumidores que pretendem cozinhar refeições diferentes sem necessidade de preparar uma lista de compras nem de se dirigirem à loja.
Segundo os dados da CB Insights, em 2015 as startups que vendem por subscrição serviços de ‘kits’ com receitas e as porções certas de ingredientes para preparação de refeições em casa, registam um investimento total de 445 milhões de dólares, cerca de 395 milhões de euros, contabilizando 29 negócios. O valor é três vezes superior ao investimento total de 14 negócios em 2014, um total de 137 milhões de dólares, cerca de 121 milhões de dólares.
Com apenas três negócios de investimentos feitos, a alemã Hello Fresh e a norte-americana Blue Apron foram responsáveis por 345 milhões de dólares do total de capital injetado nestes serviços no último ano. Este tipo de startups estão a crescer por todo o mundo procurando entregar uma oferta alternativa, como refeições para ‘vegans’, ‘kits’ com produtos sazonais ou com novas culturas de pequenos agricultores. De acordo com o The Washington Post, a startup alemã contratou o chef de culinária Jamie Oliver para preparação de receitas exclusivas para os seus clientes.
Até ao momento, este ano o investimento neste serviço já cresceu 39 milhões de dólares, cerca de 34,6 milhões de euros, comparando com o mesmo período do ano anterior.