Empresas Sonae oferecem estágios remunerados a 50 jovens “gyroscopers”
No âmbito do Programa Contacto, que celebra 30 anos, as Empresas Sonae selecionaram cerca de 50 jovens “gyroscopers” para integrarem as suas equipas num estágio remunerado de nove meses.
O Programa Contacto tem por missão atrair e integrar nas diferentes Empresas Sonae jovens talentos, com várias formações de base, que pretendam desenvolver competências e construir uma rede alargada de ‘networking’. Desde o seu lançamento, em 1986, o programa recebeu mais de 40 mil candidaturas, que conduziram à seleção e participação no Dia Contacto de mais de 4 500 jovens de diferentes áreas de conhecimento e nacionalidades. Algumas centenas destes acabaram por integrar as equipas das empresas do grupo Sonae.
Este ano, os jovens talentos selecionados destacaram-se entre 1 500 finalistas de licenciatura e de mestrado candidatos ao programa de recrutamento, que este ano atingiu o “recorde” de 38 nacionalidades representadas.
Durante o ‘Assessment Day’ de 2016, os recrutadores avaliaram as ‘soft skills’ dos concorrentes, sendo que este ano a procura por talento focou-se nos “Gyroscopers” – “talentos com uma mente aberta e perspetiva global”, explica em comunicado a Sonae. Na sequência do momento de avaliação, o grupo efetuou um ‘match’ entre as preferências dos candidatos e as preferências dos orientadores, tendo convidado cerca de 50 talentos para participarem no Dia Contacto e estagiarem nas Empresas Sonae. Os estágios arrancam entre setembro e novembro.
Os jovens selecionados têm uma formação e origem diversificada. Entre os cursos mais representados estão os de Economia, Gestão, Finanças, Engenharias, Sistemas da Informação e Design Têxtil. Entre as várias escolas representadas destacaram-se a Universidade Nova de Lisboa, ISEG, Católica Lisbon, Católica Porto, FEP, FEUP, Instituto Superior Técnico, Universidade do Minho e a espanhola Instituto Empresa Business School.
Maria Antónia Cadilhe, diretora de Talent Management da Sonae, afirma que “as Empresas Sonae ocupam posições de liderança nos seus setores de atividade e têm na internacionalização um vetor chave da sua estratégia, pelo que a captação de jovens talentos é fundamental para o seu desenvolvimento e criação de vantagens competitivas. Ao longo destes 30 anos, o Programa Contacto tem contribuído para reforçar as nossas equipas com talento jovem, fomentando o conhecimento e a inovação, ao mesmo tempo que oferece aos participantes uma oportunidade única de desenvolvimento pessoal e profissional”.