Distribuição

‘Shopper’ do futuro vai privilegiar produtos ‘KM O’

O shopper do futuro vai procurar, por um lado, produtos mais saudáveis, e, por outro, contribuir para a economia local, segundo o estudo ‘The Food Revolution’

Rita Gonçalves
Distribuição

‘Shopper’ do futuro vai privilegiar produtos ‘KM O’

O shopper do futuro vai procurar, por um lado, produtos mais saudáveis, e, por outro, contribuir para a economia local, segundo o estudo ‘The Food Revolution’

Rita Gonçalves
Sobre o autor
Rita Gonçalves
Artigos relacionados
Paladin apresenta “a Melhor Maionese de Sempre” com nova receita e embalagem em vidro premium
Alimentar
Paladin
João Portugal Ramos lança Vinhas do Cardido 2024
Bebidas
João Portugal Ramos lança Vinhas do Cardido 2024
Setor dos lacticínios reúne-se no Enlácteos 2025 para debater futuro da indústria
Alimentar
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
Retalho
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
I&D
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Alimentar
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Logística
Torrestir
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Bebidas
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Alimentar
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
Logística
PUB

Mais consciente do que compra, assim é o ‘shopper’ do futuro.

Por isso, vai procurar, por um lado, produtos mais saudáveis, e, por outro, contribuir para a economia local, segundo o estudo ‘The Food Revolution’’, da consultora Lantern, citado pela InfoRetail.

PUB

O estudo dá conta que o ‘shopper’ dará prioridade aos produtos de origem e elaborados localmente, mais conhecidos por “KM 0”.

O comércio online de alimentos também vai dar um salto definitivo, graças à expansão de concorrentes como a Amazon. A compra digital será multiplataforma e cada vez mais conveniente, revela a mesma fonte.

O maior avanço dar-se-à no entanto na logística: a compra será cada vez mais imediata e conveniente.

No que diz respeito às embalagens, os supermercados já começam a reconhecer os benefícios da venda a granel que estão a adoptar em categorias como frutos secos, doces, massas, pet, chá, especiarias, entre outras.

As cadeias ‘Whole Foods’ e ‘Wild Oats’, por exemplo, já começaram a alastrar a venda a granel a novas categorias, há muito.

Esta tendência do granel fez nascer um novo nicho de mercado que tem dado também uma nova vida aos supermercados que só vendem quantidades impostas, permitindo ao shopper poupanças na conta do supermercado.

Estes novos supermercados apelam à preocupação com a natureza, ao bem-estar social, ao desperdício de alimentos e à reciclagem.

O estudo realça por outro lado a proliferação de startups na área alimentar que prometem romper com o estabelecido mapa alimentar, dotadas de equipas multidisciplinares: bioquímicos, geneticistas, nutricionistas e ‘data scientists’ que procuram descodificar os alimentos já existentes para desenhar novos.

 

Sobre o autorRita Gonçalves

Rita Gonçalves

Artigos relacionados
Paladin
Paladin apresenta “a Melhor Maionese de Sempre” com nova receita e embalagem em vidro premium
Alimentar
João Portugal Ramos lança Vinhas do Cardido 2024
João Portugal Ramos lança Vinhas do Cardido 2024
Bebidas
Setor dos lacticínios reúne-se no Enlácteos 2025 para debater futuro da indústria
Alimentar
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
Retalho
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
I&D
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Alimentar
Torrestir
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Logística
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Bebidas
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Alimentar
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
Logística
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Hipersuper. Todos os direitos reservados.