Opinião

O Marketing e o desemprego

A opinião de Rafael Cerveira Pinto, Managing Partner da Squadra – Marketing&Sales Consultants.

Victor Jorge
Opinião

O Marketing e o desemprego

A opinião de Rafael Cerveira Pinto, Managing Partner da Squadra – Marketing&Sales Consultants.

Victor Jorge
Sobre o autor
Victor Jorge
Artigos relacionados
Paladin apresenta “a Melhor Maionese de Sempre” com nova receita e embalagem em vidro premium
Alimentar
Paladin
João Portugal Ramos lança Vinhas do Cardido 2024
Bebidas
João Portugal Ramos lança Vinhas do Cardido 2024
Setor dos lacticínios reúne-se no Enlácteos 2025 para debater futuro da indústria
Alimentar
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
Retalho
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
I&D
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Alimentar
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Logística
Torrestir
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Bebidas
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Alimentar
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
Logística
PUB

Em Portugal, na Europa e no mundo, o consumidor é livre de fazer as suas opções de consumo, procurando sempre as melhores propostas de valor.

As necessidades e os desejos são diferentes ao nível da classe, idade, rendimentos, no fundo, divergem conforme os hábitos e os estilos de vida de cada um.

PUB

Com a evolução dos tempos, surgiu o excesso de oferta e a necessidade das marcas se diferenciarem entre si, aumentando a pressão sobre a variável preço.

Hoje são vários os desafios profissionais exigidos aos gestores: desenvolver práticas de gestão actuais, melhoria de processos, organização da empresa, vendas, sistemas de informação, logística, entre outras.

Os desafios de futuro são variados, mas passarão sempre pela profissionalização do tecido empresarial das PME´s em Portugal. Acima de tudo, pelo desenvolvimento de competências na área de marketing e vendas, porque é no conhecimento do consumidor, no desenvolvimento das dimensões da Marca, no acesso aos canais de distribuição que assentam os factores críticos de sucesso de uma empresa.

Defendo ainda que o Marketing é o alicerce das empresas, principalmente na formulação estratégica, que define a proposta de valor ao Consumidor.

Temos dois bons exemplos em Portugal: Pingo Doce e Continente.

Ambos encontraram uma “fórmula” acertada.

A primeira assenta num conceito de “everyday low price” e a segunda na “fidelização”.

Ambas estão focadas numa excelência operacional, com um foco no serviço ao Cliente.

Resultados? Ambas cresceram, deixando a concorrência cada vez mais para trás.

O papel do Marketing é definir essa “fórmula”, acrescentar os atributos certos ás marcas, de forma a estas apresentarem factores de atractividade, afastando-se dos perigos da indiferenciação, que a prazo levam as empresas a uma perda de competitividade, muitas vezes problemática, podendo chegar a situações de redução de pessoas ou mesmo falência, com o respectivo impacto no desemprego.

Como dizia um especialista em research recentemente, é preciso “mais e melhor marketing” e mais coragem por parte dos Marketeers.

Rafael Cerveira Pinto, Managing Partner da Squadra – Marketing&Sales Consultants, www.squadra.com.pt

 

Sobre o autorVictor Jorge

Victor Jorge

Artigos relacionados
Paladin
Paladin apresenta “a Melhor Maionese de Sempre” com nova receita e embalagem em vidro premium
Alimentar
João Portugal Ramos lança Vinhas do Cardido 2024
João Portugal Ramos lança Vinhas do Cardido 2024
Bebidas
Setor dos lacticínios reúne-se no Enlácteos 2025 para debater futuro da indústria
Alimentar
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
Retalho
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
I&D
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Alimentar
Torrestir
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Logística
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Bebidas
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Alimentar
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
Logística
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Hipersuper. Todos os direitos reservados.