Wal-Mart com concorrência russa nos EUA
O fundador das principais redes de supermercado russas Pyaterochka e Karusel, Andrei Rogachyov, pretende abrir, nos EUA, lojas de descontos tendo como público-alvo clientes de baixos e médios rendimentos, apontando para obter uma facturação anual que ronda os mil milhões de dólares (cerca de 770 milhões de euros).
A AgroTrade International BV, propriedade de Rogachyov, planeia inaugurar 60 lojas no Sul da Flórida em 2012, estimando-se os investimentos em 500 milhões de euros (cerca de385 milhões de euros).
Em 2016, o empresário russo prevê estar a concorrer com o maior retalhista norte-americano e mundial com cerca de 400 lojas.
A AgroTrade America Inc. divulgou no seu website a existência de um retalhista do ramo de supermercado que estaria a contratar pessoal no Sul da Flórida para implementação de um projecto de 500 milhões de dólares nos próximos quatro anos. A companhia disse também que o empreendimento é administrado pelo mesmo grupo de jovens executivos e experientes que desenvolveram com sucesso os negócios retalhistas no Leste europeu.
O nome da nova cadeia de lojas de descontos ainda não é conhecido, mas a AgroTrade America já registou as marcas Okie-Dokie, Okey-Dokey e Doke nos EUA e pretende registar ainda os nomes O’key, O’kay, Bonjour e Voila!.