Fotógrafo português entre os vencedores dos World Food Photography Awards
André Boto foi distinguido na categoria ‘MPB Award for Innovation’. O concurso que elege as melhores fotografias de comida do mundo, é patrocinado por Bimi.

Hipersuper
Super Bock celebra os Santos Populares em mais de 200 locais de Lisboa
Fruit Attraction 2025 atinge 90% de ocupação
Auchan anuncia os vencedores da 2.ª Edição do Prémio de Inovação Alimentar
Mercadona inaugura loja em Fafe e reforça presença no distrito de Braga
Wine & Soul lança Manoella Branco 2024
BAT nomeia Álvaro Rodríguez de Codes como novo diretor-geral em Portugal
Fotógrafo português entre os vencedores dos World Food Photography Awards
Gonçalo Morais Tristão: “O setor olivícola e oleícola vive momentos de grande dinamismo”
Lidl Portugal lança novo programa de trainees e abre candidaturas para futuros líderes em Vendas e Logística
Nestlé reforça compromisso com a preservação da atividade apícola em Portugal
Já são conhecidas as melhores fotografias de comida do mundo, patrocinados por Bimi. Entre os vencedores está o fotógrafo português André Boto, que já foi finalista dos prémios várias vezes.
Mas a grande vencedora dos World Food Photography Awards 2025 foi ‘Os Idosos a Saborear Comida Deliciosa’, da fotógrafa chinesa Xiaoling Li, imagem que tinha ganho inicialmente a categoria ‘Food for the Family’, apoiada pelo The Felix Project.
A fotografia foi tirada na Antiga Cidade de Shuangliu, na província de Sichuan, na China. “As senhoras idosas na imagem estão a ‘organizar uma formação Portão do Dragão’”, explicou Xiaoling Li. “Esta é uma expressão chinesa usada para descrever vizinhos que se juntam para conversar, partilhar histórias e pôr a conversa em dia. Comem o famoso petisco de Sichuan, rolinhos primavera. A comida torna estas pessoas felizes; desfrutam de uma vida bonita e alegre”, sublinhou.

A imagem do fotógrafo chinês Xiaoling Li foi a grande vencedora dos World Food Photography Awards, patrocinados por Bimi
Caroline Kenyon, fundadora dos World Food Photography Awards, considerou que a imagem vencedora é “perfeita para os nossos tempos”. “Esta imagem, incrivelmente enquadrada, captura cinco mulheres idosas na província de Sichuan a deliciar-se com boa comida entre amigas. A alegria que têm na companhia umas das outras é palpável, uma poderosa resposta aos que nos querem dividir. A cor, a composição, a variedade de expressões enquanto uma das protagonistas continua de forma determinada a saborear a comida… Duvido que haja alguém que não se sinta inspirado por esta fotografia”, definiu.
Um prémio português
André Boto, que já foi finalista dos prémios várias vezes, triunfou novamente este ano. O fotógrafo português recebeu a distinção Highly Commended na categoria MPB Award for Innovation pela sua fotografia ‘Egg’, que mostra separadamente os elementos do ovo – casca, clara e gema. “O meu objetivo era mostrar todos os elementos do ovo de forma realista – a casca, a clara e a gema – mas separando-os”, explicou Boto.
Os vencedores das 25 categorias do concurso foram revelados pelo chef, empresário e escritor gastronómico Yotam Ottolenghi nas Mall Galleries, em Londres, durante uma cerimónia de entrega de prémios que reuniu estrelas do mundo da gastronomia e das artes.
“Estes prémios mostram o poder da fotografia em contar incríveis histórias gastronómicas de todo o mundo”, afirmou Dave Samuels, diretor de marca da Tenderstem Bimi Broccolini e patrocinador principal dos prémios. “Independentemente das mudanças no mundo, a comida continua a ser o centro das nossas vidas. Estas imagens extraordinárias servem como um lembrete do papel fundamental que a comida desempenha nas comunidades, unindo pessoas através do cultivo, da culinária, da partilha à mesa, da celebração e da sobrevivência”, acrescentou.

A fotografia de Ryan Kost, tirada num templo de monges no Camboja, venceu o prémio inaugural Bimi. World Food Photography Awards patrocinados por Bimi
O painel global de jurados deste ano, responsável por avaliar quase 10 mil candidaturas enviadas de 70 países, foi presidido pelo fotógrafo de gastronomia, David Loftus e incluiu Henrique Sá Pessoa, conceituado chef Michelin, Claire Reichenbach, CEO da James Beard Foundation, Tom Athron, CEO da Fortnum & Mason, e Rein Skullerud, fotógrafo sénior e editor de fotografia do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas.
Uma exposição gratuita com as 185 imagens finalistas está patente nas Mall Galleries, em Londres, entre 21 e 25 de maio. Uma seleção de imagens será também exibida na Fortnum & Mason a partir de 2 de junho, assim como no Museum of the Home, de 3 de junho a 7 de setembro.