Concurso nacional de Mirtilo regressa a Sever do Vouga
Este evento, que irá eleger o melhor mirtilo de Portugal em 2025, decorrerá na Biblioteca Municipal de Sever do Vouga, no próximo dia 27 de junho.

Hipersuper
Concurso nacional de Mirtilo regressa a Sever do Vouga
Navigator distinguida no Reino Unido com o International Investment Award
Matinal lança nova assinatura e reposiciona marca com foco no autocuidado
Lidl investe mais de 6 milhões de euros em nova loja na Maia
Trás-os-Montes em Prova no Porto acontece já em maio
Prejuízos do apagão no setor do leite superam 3M€
Quinta do Gato estagia tinto Lugar do Gato 2022 em mina subterrânea
Costa Boal estreia-se na produção de azeite com 7 mil garrafas destinadas a Portugal, Brasil e Angola
Parras Wines reforça equipa com Pedro Luz como brand manager e head sommelier
Grupo Brasmar regressa à Seafood Expo Global que arranca dia 6
O concurso ‘Mirtilo de Portugal’ pretende distinguir o produtor com fruta que obtenha o maior consenso na avaliação do júri, composto por representantes de diversas entidades ligadas ao setor agrícola, num contexto de prova cega.
Este evento, que irá eleger o melhor mirtilo de Portugal em 2025, decorrerá na Biblioteca Municipal de Sever do Vouga, no próximo dia 27 de junho.
Numa organização da ANPM (Associação Nacional de Produtores de Mirtilo), esta segunda edição do concurso volta a contar com o apoio do município de Sever do Vouga e é integrado no programa de atividades da Feira Nacional do Mirtilo, que decorre nos dias 27 a 29 de junho.
Na prova cega, o júri irá classificar as amostras segundo a sua experiência de consumo, tendo em consideração a avaliação visual, aspeto (como calibre e, presença de defeitos), cor (presença de pruína, maturação), homogeneidade, sensações gustativas, sabor, textura, sensações táteis, firmeza e satisfação global.
“Esta é uma oportunidade para reconhecer o mérito na produção e valorizar o mirtilo produzido em Portugal, contribuindo também para a divulgação do fruto e da sua importância na dieta dos portugueses, estimulando o consumo e a opção por fruta produzida em Portugal”, assinala Carlos Adão, presidente da ANPM. O responsável acrescenta que “as novas variedades de mirtilo têm uma grande influência na qualidade e na experiência de consumo, mas as práticas agrícolas, o cuidado e uma abordagem profissional à cultura, são determinantes para que o mirtilo tenha as características mais apreciadas pelos consumidores”.
Serão atribuídos prémios aos três primeiros classificados e para além dos troféus, os vencedores receberão também produtos de nutrição para a cultura, ingressos no Encontro Nacional de Produtores de Mirtilo e o destaque na brochura ‘Mirtilo de Portugal’, orientada para a divulgação internacional de produtores.
A inscrição é gratuita e deverá ser feita online, no website da ANPM.