A Action chegou a Portugal e traz 6000 produtos no portfolio
A Action, multinacional dos Países Baixos que se apresenta como “o retalhista low-cost não alimentar que mais rápido cresce na Europa”, abriu em Vila Nova de Gaia, a sua primeira loja em solo português.

Ana Grácio Pinto
Clube de Produtores Continente comprou mais de 620 milhões de euros à produção nacional em 2024
Simple lança Oat Shakes e reforça aposta em soluções práticas e nutritivas
Mercadona aumenta em 19% o volume de compras a fornecedores nacionais em 2024
Portugal Sou Eu comemora o Dia da Produção Nacional
Lidl relança programa de estágios de verão para universitários com modelo flexível e remunerado
Absorvit lança nova campanha e reforça importância do magnésio na performance desportiva
A Leiteira estreia-se no segmento dos iogurtes com nova gama 100% natural
Nova loja Intermarché em Leiria permite a criação de 50 postos de trabalho
Fundação Mendes Gonçalves quer nutrir futuros e regenerar legados na Golegã
Vinted reforça parceria logística com a InPost para entregas em oito países, incluindo Portugal
A Action, multinacional dos Países Baixos que se apresenta como “o retalhista low-cost não alimentar que mais rápido cresce na Europa”, abriu no dia 19, em Vila Nova de Gaia, a sua primeira loja em solo português.
Portugal é, assim, o 12º destino da empresa, que detém 2584 lojas em 11 países – Países Baixos, Bélgica, Alemanha, Luxemburgo, França, Polónia, República Checa, Áustria, Itália, Espanha, Eslováquia.
Duas horas antes da inauguração e abertura de portas, já aqueles que queriam ser os primeiros clientes formavam uma fila. Em Portugal, a marca pretende manter o princípio adotado nos restantes países onde está presente. “Preço e (fator) surpresa. Ter os preços mais baixos e estar sempre a surpreender o cliente”, afirmou Bart Raeymaekers, diretor regional para os mercados do Benelux, Alemanha, Itália, Espanha e Portugal.
Também por cá a estrutura física e a oferta serão idênticas às das restantes lojas. O espaço inaugurado agora no Focus Park, em Vila Nova de Gaia, tem cerca de 1000 metros quadrados de área e disponibiliza cerca de 6000 produtos (dos quais 1/3 são fixos) de 14 categorias (desde bricolage a multimédia, cuidados pessoais, brinquedos, snacks bebidas e chocolates, presentes, toalhas, roupa interior, utensílios de cozinha ou material de artesanato), uma das quais sazonal – neste momento o destaque são os produtos para jardinagem, a pensar na primavera.
Com produtos abaixo de 1 euro
Um dos focos de atração do conceito Action são os produtos abaixo de 1 euro, que totalizam 1500 dos cerca de 6000 à venda, estando o preço médio global em torno dos dois euros. Outro, é o compromisso de disponibilizar 150 novos produtos todas as semanas. Da totalidade do portfolio, 50% dos produtos são adquiridos a fornecedores na Europa e os outros 50% na Ásia. E 17% da oferta advém de marcas próprias da insígnia neerlandesa.
Nos 12 países onde está presente, a Action tem quase 80 mil colaboradores, de 155 nacionalidades. Em Portugal, para já, trabalham entre 45 a 50 pessoas, das quais 19 na loja em Vila Nova de Gaia, revela Bart Raeymaekers, que não avança com datas de inauguração dos próximos espaços em Portugal apesar de estarem a ser disponibilizadas no site da multinacional, ofertas de emprego para Barcelos, Santo Tirso e Guarda e terem concluído as que estavam disponíveis para o Entroncamento.
A escolha do concelho do Grande Porto para a primeira loja deveu-se, segundo o responsável, por o Norte estar mais próximo de Toulouse (França), onde se localiza o centro de distribuição da insígnia que está a abastecer Portugal. A descida até à região da Grande Lisboa e ao sul, só deverá ser possível após a abertura do novo centro de abastecimento da Action, que está a ser construído em Illescas, arredores de Madrid (Espanha), e se juntará aos 13 já existentes na Europa.