Paulo Batista
Qual o benefício do Kaizen nas indústrias?
Por Paulo Batista, responsável de produção VS Bosch Eletrical Solutions
Hipersuper
As Slots Mais Populares nos Casinos Online
Eduardochi é a mascote virtual da KFC neste Natal
Isabel Barros entre os 100 melhores responsáveis de sustentabildiade da Europa
Nestlé doa ao projeto Terras de Cascais o primeiro composto biológico gerado através das cápsulas Neo
Espumante de chá bio com apenas 3% de teor alcoólico no palco Future Taste da Auchan
Velhotes celebram 90 anos com viagem no tempo e em realidade aumentada
Pobeira é uma cerveja com alma do Norte e um objetivo de internacionalização
Andreia Vaz é a nova head of brand e customer experience da Worten
Água de Luso celebra ligação à sua origem em campanha multimeios
Fábricas do Grupo Celeste produzem mais de 500 toneladas de doces para a época natalícia
Por Paulo Batista, responsável de produção VS Bosch Eletrical Solutions
Kaizen, geralmente traduzido como melhoria contínua, é uma filosofia de gestão japonesa que revolucionou o setor produtivo do país na década de 1950. Taiichi Ohno, desenvolveu o método Kaizen concentrando-se na eliminação de desperdícios no processo de produção e na sua melhoria contínua. Este método é aplicável a vários tipos de organizações, como por exemplo, indústria, saúde, educação e serviços, sendo extremamente popular em termos de aplicabilidade dado que contribui para maior eficiência, produtividade e qualidade, enquanto minimiza custos e desperdícios.
O método Kaizen:
O método Kaizen centra-se na melhoria contínua de processos e rotinas e baseia-se no facto de que pequenas mudanças contribuem, de forma mais rápida e sustentada, para a melhoria dos resultados. É importante envolver toda a organização no processo de melhoria, reforçando a cooperação e colaboração. O trabalho em equipa promove a partilha de ideias e a criação e implementação de soluções inovadoras que beneficiam toda a organização. O aumento da competência dos colaboradores, através de formação e desenvolvimento contínuo, assume uma importância ainda maior para o sucesso deste método. Por fim, a padronização é, também, um elemento relevante porque garante a manutenção de processos e rotinas padronizadas, permitindo que o standard de trabalho seja claro, visível e transparente. Desta forma os desvios tornam-se mais evidentes, constituindo a base da melhoria contínua que permitirá alcançar elevados níveis de eficiência e qualidade.
Como implementar o método Kaizen?
- Identificar as áreas que necessitam de melhorias: quais são os KPI’s (Key Performance Indicators) ao nível da segurança, qualidade, custo e entrega com maior desvio entre a situação atual e o objetivo da organização? Quais são as áreas de foco que devemos priorizar para o próximo ciclo de melhoria? O uso de ferramentas tais como, value stream mapping e bubble diagrams podem suportar na identificação do processo ou área que necessita de ser alvo de melhoria.
- Analisar a situação atual (go to gemba): recolha de dados através de observações, entrevistas a colaboradores e análises de processo de forma a compreender a situação atual.
- Analise de flutuações de processo e potenciais de melhoria: após observação do processo produtivo e consolidação com dados provenientes dos sistemas de apoio à produção devem ser estudadas as ideias com maior contributo para melhoria pretendida.
- Implementação e estabilização das propostas: as propostas de melhoria são avaliadas tendo em conta o esforço de implementação nomeadamente, no que se refere aos recursos (humanos e financeiros) necessários e duração da atividade. Deve ser considerado igualmente o maior ou menor contributo da melhoria para a área de foco ou KPI.
O método Kaizen é ainda mais importante dentro do contexto atual devido às constantes alterações internas e externas. O mundo BANI – Brittle, Anxious, Nonlinear e Incomprehensible trouxe-nos desafios adicionais, dado que as organizações podem ser afetadas por questões político-militares que ocorram noutras regiões do planeta (frágil), que o futuro é incerto provocando alguma impotência na tomada de decisão (ansiedade), que é necessário implementar várias ações em simultâneo sendo que a lógica causa efeito já não se encaixa perfeitamente (não linear) e por fim que os resultados são incompreensíveis devido aos acontecimentos que podem não ser mais válidos ou estar presentes (incompreensível).
Para fazer face ao mundo BANI é necessária resiliência, agilidade e competitividade. O método Kaizen providencia os fatores chave que as organizações precisam para ultrapassar com sucesso os desafios atuais e futuros, visto que apela à constante procura para fazer melhor, através da otimização dos recursos e focando-se nas áreas com maior contributo para o atingimento de objetivos. As pequenas e contínuas melhorias permitem que seja possível fazer ajustes de forma mais rápida, contribuindo para a adaptação das organizações por forma a garantir o sucesso das mesmas.
A melhoria contínua como parte do DNA de cada um dos colaboradores de uma organização e da própria organização como um todo, permite maior valor acrescentado para o cliente e uma diferenciação perante a concorrência. O Kaizen assegura pequenas e constantes mudanças com vista a grandes resultados.
Paulo Batista
Responsável de produção VS Bosch Eletrical Solutions