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PepsiCo Labs pretende identificar e colaborar com start-ups e empresas pioneiras para impulsionar o crescimento e a eficiência do negócio.

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Fábrica no Carregado escolhida pela PepsiCo Labs para testar tecnologia que permite otimizar a limpeza

A fábrica da PepsiCo em Portugal vai testar um sistema da Ozo Innovations que permite otimizar a limpeza, utilizando tecnologia eletroquímica ao mesmo tempo que se reduz o uso de produtos químicos, […]

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PepsiCo Labs pretende identificar e colaborar com start-ups e empresas pioneiras para impulsionar o crescimento e a eficiência do negócio.

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Fábrica no Carregado escolhida pela PepsiCo Labs para testar tecnologia que permite otimizar a limpeza

A fábrica da PepsiCo em Portugal vai testar um sistema da Ozo Innovations que permite otimizar a limpeza, utilizando tecnologia eletroquímica ao mesmo tempo que se reduz o uso de produtos químicos, […]

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A fábrica da PepsiCo em Portugal vai testar um sistema da Ozo Innovations que permite otimizar a limpeza, utilizando tecnologia eletroquímica ao mesmo tempo que se reduz o uso de produtos químicos, água e energia.

É uma parceria com diversas start-ups digitais para otimizar e desenvolver soluções sustentáveis na sua cadeia de valor, através do PepsiCo Labs. A fábrica da PepsiCo em Portugal, no Carregado, foi a unidade escolhida para integrar a solução inovadora da Ozo Innovations e, assim, testar um inovador sistema de limpeza e higiene mais sustentável, inteligente e seguro.

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Através desta parceria, a fábrica do Carregado irá usar a tecnologia eletroquímica desta start-up de origem britânica.  O elocube da Ozo converte água fria e sal, através de eletrólise, numa solução química destinada à limpeza e desinfeção. Se for bem-sucedida, a tecnologia revolucionará os processos de limpeza, reduzindo a utilização de produtos químicos, água e energia.

“É com enorme entusiasmo que iremos integrar esta nova solução de higiene na nossa unidade no Carregado. Este projeto da PepsiCo Labs em parceria com a Ozo Innovations será mais um passo importante para continuar a fazer da nossa fábrica um exemplo em termos de sustentabilidade e mudança positiva para os nossos consumidores e para o nosso planeta. Ao abraçarmos estas parcerias inteligentes, podemos desbloquear soluções inovadoras, e desempenhar o nosso papel no desenvolvimento de inovações tecnológicas que sejam benéficas para todos.” refere Fernando Moraga, Country Manager da PepsiCo em Portugal em comunicado.

Mark Poole, CEO da Ozo Innovations Ltd acrescenta que “Há uma necessidade urgente de responder ao desafio global das alterações climáticas e a equipa da Ozo é apaixonada por fornecer soluções de higiene seguras, eficazes e inovadoras, que permitam alcançar os objetivos de carbono zero, sem comprometer a segurança alimentar.  Estamos orgulhosos de colaborar com a PepsiCo e estamos entusiasmados por trabalhar com a Pepsico Labs e a equipa em Portugal para pilotar com sucesso os benefícios de sustentabilidade que o sistema eloclear™ pode proporcionar”.

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Bebidas lácteas em pó ‘Yogoody Shake’ no Continente Food Lab

Disponível em quatro sabores – manga, morango, frutos vermelhos e baunilha –, o ‘Yogoody Shake’ foi desenvolvido por uma startup portuguesa com a promessa de revolucionar a forma de consumir iogurte.

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As bebidas lácteas em pó ‘Yogoody Shake’ já chegaram ao Continente Food Lab. Com validade de até 12 meses e sem necessidade de refrigeração, estas bebidas oferecem praticidade e sustentabilidade estando já à venda nas lojas Continente.

Disponível em quatro sabores – manga, morango, frutos vermelhos e baunilha –, o ‘Yogoody Shake’ foi desenvolvido por uma startup portuguesa com a promessa de revolucionar a forma de consumir iogurte. O produto apresenta-se num formato em pó, que se transforma numa bebida láctea ao misturar com água, destacando-se por não necessitar de refrigeração e ter uma validade de até 12 meses, sendo por isso uma escolha mais sustentável e prática que pode ser consumida em qualquer lugar e ocasião.

Para além da sua praticidade, o ‘Yogoody Shake’ é enriquecido com 7 estirpes de probióticos e contém 3 gramas de fibra prebiótica por porção, correspondendo a mais de 10% das necessidades diárias de fibra. A fórmula inovadora combina ingredientes lácteos fermentados, fruta inteira e fibra de aveia, garantindo um produto saboroso e nutritivo.

O Yogoody oferece uma combinação única de conveniência, sustentabilidade e benefícios para a saúde intestinal, proporcionando uma mobilidade de consumo ilimitada e está disponível através do pack que contém 4 saquetas de 30g cada.

 

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Sabe bem neste verão: a sugestão de Pedro Tamagnini, produtor da Quinta dos Avidagos

Pedro Tamagnini, produtor da Quinta dos Avidagos, sugere a linha Avidagos Colheita Branco, Rosé e Tinto.

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“Os vinhos que achamos mais interessantes nesta altura são obviamente os brancos e rosés pelo seu consumo frio que se faz  para contrastar com o calor que se verifica” começa por dizer Pedro Tamagnini, produtor da Quinta dos Avidagos.

Mas não esquece os tintos: “achamos porém que a aposta em tintos com menos estrutura e concentração e uma aposta valida que temos vindo a ganhar”. “Vinhos que combinem bem com os típicos grelhados de verão , vinhos sem grande estrutura , mas de uma frescura super agradável para combinar com esses pratos”, sublinha o produtor.

“Neste caso, sem dúvida, a linha Avidagos Colheita Branco, Rosé e Tinto”, sugere o produtor do Douro para os dias mais quentes.

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Costa Boal lança o seu primeiro Rosé

É a mais recente novidade da Costa Boal Family Estates e chega este mês ao mercado.

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O rosé Costa Boal Homenagem, um reserva 2023 do Douro do planalto de Alijó, que integra a gama Homenagem, uma das referências superiores da marca. Ao mercado vão chegar, ainda este mês, 600 garrafas em formato 1,5 litros, com assinatura do enólogo Paulo Nunes, produzido a partir das castas tradicionais da região, de uma vinha plantada em 1965 – Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz.

“O contexto atual é sensível, temos perfeita noção da realidade, mas acreditamos no potencial dos vinhos nacionais e no posicionamento que alguns podem e devem ter. Contra os números frios das estatísticas, tendo em conta a qualidade da uva para seguir em frente, decidimos arriscar e lançar um rosé para beber o ano todo”, refere o António Boal, CEO da empresa.

“O Rosé Reserve 2023 foi produzido de acordo com o método tradicional, muito semelhante ao que fazemos com os vinhos brancos, mas com um tempo de maceração inicial mais alargado para maior extração aromática. Também o processo de estágio pós fermentação, em barrica, envolveu uma análise sensorial mais meticulosa para que não se sobreponha à fruta típica dos rosés do Douro”, explica a equipa de enologia da Costa Boal.

Ainda que a procura do mercado por vinhos rosés já estivesse cimentada, António Boal assegurou, desde o início, que o lançamento do “vinho rosado” só iria acontecer quando surgisse “a vinha ou talhão ideal que reunisse todas as condições necessárias para produzir um rosé sublime”.

É um lançamento “marca a entrada da Costa Boal no mundo dos rosés super premium” e a produção de mais um “Douro de excelência”, adianta. Trata-se de um “vinho único”, cujos aromas e texturas sobressaem, especialmente, “no momento da degustação”, devido à extração fenólica mais elevada e ao período de estágio em barricas de carvalho francês, durante 6 meses.

Cada garrafa deste vinho pode ser adquirida nos parceiros habituais da marca, distribuidores e garrafeiras.

 

 

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Sabe bem neste verão: a sugestão de Raul Silva, diretor da Manzwine

Para os dias mais quentes, Raul Silva, diretor da Manzwine, sugere dois vinhos: o Manz Rosé 2023 100% Castelão e o Dona Fátima 2022.

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O Verão traz-nos o sol, a praia e as reuniões de amigos, geralmente com comidas mais leves como peixes grelhados, marisco e saladas. Para estes dias, Raul Silva, diretor da Manzwine, sugere dois vinhos: o Manz Rosé 2023 100% Castelão e o Dona Fátima 2022.

“É em cima desse cenário que buscamos chamar a atenção do consumidor para a frescura natural que os vinhos feitos em Cheleiros (Mafra) proporcionam. Vinhas apenas a 6 km do mar da Ericeira, com um solo cheios de vestígios marinhos (ostras, mexilhão e ameijoas fossilizadas), permitem-nos fazer um vinho Rosé de alta qualidade, como o Manz Rosé 2023 100% Castelão”, afirma. “Uvas colhidas manualmente no ponto ótimo de acidez e um processamento muito rápido, garantem pouca transferência de cor das películas para o mosto e, mais importante ainda, permite-nos fazer um vinho completamente seco e naturalmente refrescante” acrescenta o diretor da Mazwine.

“Para o jantar de verão mais especial, temos o único vinho do mundo certificado como 100% Jampal, o Dona Fátima 2022”, acrescenta. “Motivo de artigo na Forbes USA e selecionado pela Bloomberg como um dos ’10 Vinhos mais Memoráveis de 2021′”, enaltece.

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Pingo Doce reforça garrafeira com quatro novos lançamentos

Estes lançamentos, a par de uma seleção de vinhos de excelência, queijos e enchidos estão em destaque no Especial de Vinhos e Sabores de Portugal em loja até 30 de setembro.

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Henkell Freixenet adquire a totalidade do capital da Vinicom

A Henkell Freixenet reforça a sua posição em Portugal ao adquirir a totalidade do capital da distribuidora nacional Vinicom. A transação aconteceu na semana passada.

Francisco de Sousa Coutinho e Henkell Freixenet fundaram a Vinicom em 2004, com a Henkell Freixenet a deter 49,5 % das acções. Desde então, a Vinicom tem sido o parceiro de distribuição das marcas da Henkell Freixenet no mercado português. Com esta aquisição, a Henkell Freixenet assume o controlo total da empresa.

Além da distribuição de vinhos espumantes e tranquilos da Henkell Freixenet, a Vinicom distribui marcas portuguesas como os Lavradores de Feitoria, a Quinta do Vale Meão, a Quinta de Sto António, a Howard’s Folly e os vinhos do Porto Blackett, entre muitas outras.

“Expressamos o nosso sincero agradecimento a Francisco de Sousa Coutinho e a toda a equipa da Vinicom pela parceria de confiança e pelo excelente trabalho ao longo de todos estes anos”, afirma Alfred Oetker, Presidente do Conselho de Supervisão da Henkell Freixenet.

Andreas Brokemper, CEO da Henkell Freixenet, acrescenta que “vemos grandes oportunidades de desenvolvimento no mercado para as nossas marcas e parceiros, como a Freixenet e a Mionetto, em conjunto com o excelente portefólio de marcas de vinhos portugueses”.

Já Francisco de Sousa Coutinho, da Vinicom, sublinha a importância da missão de desenvolver o mercado português “através da construção das marcas dos nossos parceiros e da oferta de produtos de excelente qualidade”. “Estamos satisfeitos pelo facto de a Henkell Freixenet continuar este trabalho árduo e explorar novas oportunidades de crescimento para o mercado”, refere em comunicado.

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Ana Rita Almeida

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Adega de Monção espera “uma ótima produção vitivinícola”

A Adega de Monção perspetiva “uma ótima produção vitivinícola”, como resultado da maturação e qualidade da uva nas vindimas de 2024

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A Adega Cooperativa Regional de Monção já começou a receber as uvas dos seus associados.

“Já começaram as entregas de uva na Adega de Monção no âmbito da campanha das vindimas de 2024, que decorre de 5 a 24 deste mês, feitas por 26 profissionais que fazem da vindima uma arte, 13 em Monção, 13 em Melgaço, a cujo trabalho se junta o das três dezenas de colaboradores da Adega de Monção, totalizando mais de meia centena de pessoas envolvidas no processo das vindimas de 2024”, destaca a Adega de Monção num comunicado.

Além destes, são centenas os sócios e familiares que se juntam a este trabalho no território de Monção e Melgaço.

As primeiras uvas a chegar à Adega de Monção foram das castas Alvarinho e Trajadura mas, nas próximas semanas vai receber, das mãos dos produtores, mais uvas destas castas e de Alvarinho e Tinto.

As vindimas fazem-se e simultâneo em ambos os polos da Adega, Monção e Melgaço, mas em dias separados consoante conforme sejam Trajadura, Alvarinho ou Tinto, “para que possam ter a dedicação que cada conjunto vindimado merece”, sublinha a Cooperativa.

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Sabe bem neste verão: as sugestões de Joana Santiago, produtora da Quinta de Santiago

Joana Santiago sugere vinhos cheios de frescura e boa acidez, sejam eles brancos, tintos ou rosés. Para a produtora da Quinta de Santiago os vinhos da Região dos Vinhos Verdes encaixam-se na perfeição neste perfil.

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“As melhores ofertas para esta estação são vinhos cheios de frescura e boa acidez, sejam eles brancos, tintos ou rosés, sejam mais leves para disfrutar de um copo de vinho numa esplanada ou acompanhar uma salada ou mais complexos e estruturados para longas conversas de verão à mesa” refere Joana Santiago, produtora da Quinta de Santiago.

Joana Santiago não tem dúvidas: “os Vinhos da Região dos Vinhos Verdes encaixam-se na perfeição neste perfil. Vinhos com notas salinas e mais minerais que casam na perfeição com peixe e marisco do nosso mar são também excelentes ofertas para o Verão”.

A Quinta de Santiago “foca-se na produção de vinhos autênticos, onde impera a frescura e salinidade, a bonita acidez da Sub-Região de Monção e Melgaço e por natureza o verão será a melhor fase do ano para a sua venda”, conclui o rosto deste projeto familiar que uniu as 3 gerações da família Santiago.

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Sabe bem neste verão: as sugestões de Miguel Mendes, CEO da Parras Wines

Miguel Mendes, CEO da Parras Wines, destaca o Roseta e o Namorico, ambos vinhos frescos para consumo diário. Mas não esquece o o Pêra Doce Premium branco, produzido apenas com a casta Antão Vaz, reconhecida pela sua frescura.

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Na Parras Wines, “temos vindo a apostar em dois segmentos chave para esta altura do ano: vinhos brancos e rosés de baixa graduação alcoólica, bem como vinhos brancos monovarietais, com resultados excelentes desde os seus lançamentos no início deste verão”, refere Miguel Mendes, CEO da Parras Wines.

Entre os vinhos de baixa graduação alcoólica, destaca o Roseta, um vinho rosé à venda, exclusivamente, nas lojas Continente, e o Namorico, um vinho branco disponível apenas nas lojas Lidl. “Ambos são vinhos frescos para consumo diário, perfeitos para acompanhar pratos típicos de verão como peixe grelhado, saladas, mariscos, sushi ou, simplesmente, uma boa conversa entre amigos”, sublinha.

No segmento de vinhos monovarietais, Miguel Mendes avança que a grande aposta deste ano foi o Pêra Doce Premium branco, produzido apenas com a casta Antão Vaz, reconhecida pela sua frescura. “Este vinho está disponível, em exclusivo, nas lojas Continente e, por ser mais complexo, é ideal para acompanhar uma tábua de queijos ou peixe assado no forno”, sugere.

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Sabe bem neste verão: as sugestões de Carlos Codesso, produtor da Dona Paterna

Carlos Codesso apresenta as suas sugestões para os dias mais quentes.

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A primeira recai no Espumante Rosé. “Um vinho que resulta da combinação harmoniosa das castas Brancelho, Pedral, Vinhão e Alvarinho. De sabor frutado, elegante e harmonioso, apresenta-se como um néctar leve e fresco, ideal como aperitivo ou para acompanhar mariscos ou pratos de peixe e que deve ser bebido entre 6-8ºC, sendo uma excelente opção para celebrações e eventos ao ar livre” apresenta.

Carlos Codesso sugere também o Alvarinho Dona Paterna. “É um clássico. Um néctar cheio de delicadeza, frescura e mineralidade, com fruta branca delicada, citrinos, tons salinos e flores. Ideal como aperitivo ou para acompanhar mariscos, pratos de peixe ou pratos de carnes de aves e deve ser bebido entre 10-11ºC”, diz.

O produtor da marca de vinhos de Melgaço sugere ainda outros dois vinhos de “excelência muito procurados nesta altura”: o Alvarinho Trajadura e o Rosé Dona Paterna. “O vinho Alvarinho Trajadura Dona Paterna resulta da combinação harmoniosa da casta Alvarinho com a casta Trajadura. Apresenta uma cor amarela citrina, aroma elegante e mineral e delicado paladar. Néctar ideal como aperitivo ou para acompanhar mariscos, pratos de peixe ou pratos de carnes de aves. Deve ser bebido entre 8-9ºC. O Rosé Dona Paterna resulta da combinação harmoniosa das castas Brancelho, Pedral e Vinhão. Um néctar leve e refrescante, ideal como aperitivo ou para acompanhar mariscos ou pratos de peixe. Deve ser bebido entre 8-12ºC”, conclui.

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