saiba o que é »

A importância dos colecionáveis e dos brindes publicitários na fidelização de clientes

Por a 18 de Março de 2021 as 14:35

Em épocas de crise económica e de incerteza em relação ao futuro, as empresas precisam, mais que nunca, de definir estratégias de marketing e comunicação agressivas e eficazes para reter e captar novos clientes. E os brindes publicitários, assim como os colecionáveis, ocupam um lugar de destaque neste processo, seja no âmbito de programas de fidelização ou como simples estímulos à compra de determinados produtos.

No âmbito do retalho, vimos como algumas marcas de supermercados, como a Auchan e o Lidl regressaram recentemente aos colecionáveis para fidelizar clientes. E no caso da empresa alemã, podemos inclusivamente dizer que estamos perante um caso de estudo, tal foi o êxito alcançado pelos artigos de merchandising integrados na coleção da sua marca de roupa.

Nesta campanha em concreto, o segredo não estaria tanto nos produtos em si, mas sim na forma como se comunicou o seu lançamento, reforçando a ideia de que se tratavam de edições limitadas. E a tecnologia jogou também um papel fundamental para tornar a iniciativa viral, ao  incentivar o uso da aplicação para dispositivos móveis da cadeia de supermercados e à difusão das imagens dos clientes com os artigos postos nas redes sociais.

Este é um excelente exemplo de uma estratégia de Brand Merchandising, que conquistou resultados surpreendentes. E mostra como muitas vezes a inclusão do logotipo da marca num produto não desincentiva o seu uso. Pelo contrário. Estes artigos personalizados com a imagem de marca geram uma relação de proximidade e gratidão com a empresa, contribuindo para solidificar um vínculo que começa por ser comercial, e que acaba por converter-se em algo emocional.

E, já que falamos na psicologia do consumidor, vale a pena mencionar aqui a Lei da Reciprocidade, que pode ser aplicada também ao âmbito do retalho. De acordo com esta lei, o subconsciente desempenha um papel muito importante na relação com um cliente. Quando alguém recebe algo grátis de uma empresa, fica com a sensação de que, em algum momento, deverá devolver esse favor. E, obviamente, também nutre um sentimento positivo em relação à marca que lhe entrega algo útil e grátis.

sacos-pano-personalizados-giftcampaign (1)Além disso, é importante reforçar também o fator “repetição”, muito utilizado no âmbito da propaganda. Pelo que, quanto mais úteis forem os brindes personalizados com o logotipo da marca, mais vezes serão utilizados no dia e a dia, o que é sinónimo de maior visibilidade para a empresa ao longo do tempo. Aqui poderíamos mencionar as clássicas canetas publicitárias, canecas, garrafas personalizadas, sacos com o logotipo ou outros artigos práticos e de uso regular, que são adequados para distintos tipos de público ou nichos de mercado.

Também no caso dos colecionáveis, existe uma componente emocional e nostálgica. Porque, quem nunca teve uma caderneta de cromos e comprou determinados produtos simplesmente para ter esse autocolante concreto que lhe faltava? Além disso, todos gostamos de atingir objetivos e terminar tarefas. E os colecionáveis têm essa implicação quase viciante de chegar até ao fim. Além disso, se é possível ter mais um objeto da coleção ao adquirir um produto que se necessita realmente, a compra estará duplamente justificada.

Por último, fazemos novamente referência à importância dos programas de fidelização. E aqui, além dos descontos, também desempenham um papel importante outro tipo de benefícios ou recompensas, tais como a entrega de determinados brindes publicitários ou artigos grátis depois de realizar um certo número de compras ou de conquistar um objetivo de pontos, por exemplo. Além disso, também é muito efetivo realizar concursos e sorteios entre os clientes mais leais, oferecendo-lhes prémios mais significativos, para garantir a sua permanência como membros da comunidade.

canetas-logotipo-giftcampaignSem dúvida, são muitas as vantagens associadas a este tipo de recompensas corporativas que, além de reforçar a imagem da marca e gerar um sentimento positivo em torno à mesma, representam um importante incentivo para regressar a um determinado supermercado, contribuindo assim para a conquista, fidelização e retenção de clientes, que é tão importante em momentos como o que vivemos, com uma crise sanitária global, que está a causar um enorme impacto económico em Portugal, e no setor do retalho em particular.

Autor: Gift-Campaign

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *