Destaque Destaque Homepage FMCG Homepage Newsletter Sem categoria

Sumol + Compal reduz em 50% plano de investimento de 65 milhões de euros

Por a 31 de Março de 2020 as 15:25

Compal SummoA Sumol + Compal decidiu reduzir em 50% o plano de investimento de 65 milhões de euros previsto até 2021, como resposta ao impacto da pandemia de Covid-19 na economia e à descida de vendas registada na empresa desde o encerramento dos estabelecimentos comerciais do canal Horeca, segundo um documento enviado pela administração da empresa aos colaboradores, a que o Hipersuper teve acesso.

Esta redução no plano faz parte de um conjunto de medidas para mitigar os efeitos da crise económica na atividade da empresa, mas não afetará o armazém automático, considerado um investimento estratégico pela administração da Sumol + Compal.

“O impacto das medidas preventivas, no âmbito da declaração do estado de emergência, levou ao encerramento da quase totalidade dos nossos clientes no canal Horeca, com profundo impacto em toda a atividade. Neste contexto, a Sumol +Compal viu-se obrigada a implementar um conjunto de medidas fundamentais para assegurar a manutenção de postos de trabalho e a robustez económica da empresa”, refere fonte oficial da empresa, depois de contactada pelo Hipersuper.

Entre as medidas que administração adotou para fazer face à atual situação económica encontram-se “a suspensão do bónus para 2019” e a “suspensão do processo de definição de objetivos para 2020”.

Além disso, depois de ter estado em cima da mesa um processo de negociação de aumentos salariais em 2020, a administração decidiu suspendê-lo. A empresa avançou ainda com o cancelamento de todos os eventos previstos para 2020. Ainda foi decidido cancelar cerca de 33% das atividades de marketing. Os eventos em causa são internos, estando ainda por definir as atividades de marketing que serão alvo de cancelamento. O lançamento de grande parte dos projetos de inovação fica adiado, embora ainda não haja uma decisão concreta a este respeito.

No documento enviado aos colaboradores da empresa, a administração comunicou ainda a decisão de cancelar, de forma generalizada, todos “os projetos não críticos ou de alcance a médio e longo prazo”. Outra medida prende-se com a “reavaliação e contenção de todas as despesas consideradas não críticas e imprescindíveis” para assegurar a atividade da empresa no atual contexto de crise.

De acordo com a mesma fonte, a Sumol + Compal colocou em funcionamento um plano de contingência para “garantir o acesso regular às matérias primas e materiais de embalagem, bem como adaptar as necessidades de aprovisionamento e de produção às alterações da procura”.

Foi também necessário “redefinir a disponibilidade e afetação das tarefas das equipas de acordo com as diferentes necessidades, garantindo os procedimentos de segurança individuais e coletivos nos diferentes centros produtivos e de distribuição”, finaliza.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *