Só metade das marcas de grande consumo cresce com as promoções
Uma análise da consultora Kantar sobre os efeitos das promoções para um conjunto de 154 marcas revela que apenas metade consegue crescer em volume
Rita Gonçalves
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A frequência de compra continua em queda (-3%), apesar de o ritmo promocional ter acelerado. Segundo dados da consultora Kantar Worldpanel, 87% das categorias de produtos embalados do setor do grande consumo aumentaram as promoções, até outubro do ano passado. Um total de 64% das cestas contêm pelo menos uma promoção e o desconto médio subiu para um novo recorde (34%).
Qual o efeito das promoções na conquista de compradores para as marcas? Segundo a consultora, uma análise sobre os efeitos das promoções para um conjunto de 154 marcas FMCG (Fast-moving consumer goods) revela que apenas 50% das marcas consegue crescer em volume.
“Esta informação vem dar força à necessidade de fazer uma gestão aprimorada das promoções, escolhendo o nível de promoção ideal e o tipo de promoção que melhor responde aos objetivos estratégicos de cada empresa e de cada marca. Uma análise feita ao setor de FMCG sem frescos, no qual se retira o valor das promoções, conclui que o valor real do mercado está a cair, globalmente, 2,6% em valor”.