As compras enquanto forma de “combater solidão interativa” dos jovens
“Os jovens passam muito tempo ligados a ecrãs e têm muitos amigos, alguns dos quais nem conhecem pessoalmente. As compras podem ser uma forma de combater esta solidão interativa”, explica Francisca Azevedo, da GFK
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Rita Gonçalves
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Um total de 73% dos jovens nativos da Internet – a geração Z – não quer voltar as costas às lojas físicas e diz que no futuro vai comprar com a mesma intensidade e da mesma forma que hoje, segundo um estudo feito pela consultora GFK em 10 países (Portugal não está incluído). A grande maioria concorda que uma loja online deve ser apoiada por uma loja física.
“Não é por acaso que a Amazon abriu em novembro a primeira loja física, depois de 20 anos a vender livros online”, explica Francisca Azevedo, da consultora GFK, numa apresentação feira por ocasião do “Fórum 30 anos da Distribuição em Portugal”, que teve lugar na Alimentaria&Horexpo Lisboa.
A integração entre a loja física e online é, aliás, uma das razões para escolher uma loja. “Devem ter os mesmos serviços e produtos, embora o preço não tenha de ser o mesmo, e oferecer uma experiência omnicanal – uma oferta que se dirija ao momento no qual querem comprar”.
“Estes jovens passam muito tempo ligados a ecrãs e têm muitos amigos, alguns dos quais nem conhecem pessoalmente. As compras podem ser uma forma de combater esta solidão interativa”, explica Francisca Azevedo.
O estudo revela ainda que 67% destes jovens gostam de comprar em convívio, com os amigos ou familiares. “A compra como atividade social é muito importante para este target. As lojas têm de começar a desenvolver todas estas experiências que os jovens querem ter no mundo físico. Mais do que comprar querem experienciar”.
A responsável da GFK revela ainda que estes jovens também não querem virar as costas à publicidade embora queiram ter acesso a esta nos vários canais de compra e de forma mais personalizada. “Mais do que conteúdos de marketing, estes jovens geram conteúdos. As marcas têm de se adaptar a esta dinâmica de diálogo. 30% diz aconselhar-se online junto dos amigos e familiares”.
Quais os principais receios destes jovens na altura de comprar online? Elevados custos de entrega, confiabilidade que o produto que chega corresponde ao comprado (90% destes jovens gostam de ver os produtos que vão comprar) e a transparência (partilha de dados no mundo digital), constituem as principais preocupações da geração da internet. No futuro, estes jovens esperam retomas mais acessíveis, entregas atempadas e no local certo e ter um verdadeira experiência omnicanal.
“Estes jovens amam o digital mas também as experiências reais de compra nas lojas físicas”, remata Francisca Azevedo.