Marcas próprias voltam a perder vendas em setembro
As marcas de fabricante continuam a crescer e as marcas da distribuição voltam cair, em setembro, segundo a análise da consultora Nielsen aos bens de grande consumo
Rita Gonçalves
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As vendas de Bens de Grande Consumo (BGC) aceleraram 2,0% em setembro, embora o crescimento seja mais modesto do que nos meses anteriores.
As marcas de fabricante registam uma variação de 4,3% em relação ao período homólogo. As marcas da distribuição mantêm tendência negativa (-2,2%), concretamente entre 7 de setembro e 4 de outubro de 2015, segundo o Scantrends da consultora Nielsen.
Uma análise por categorias revela que a alimentação embora em crescimento (1,3%) desacelera face ao período anterior. “As marcas de fabricante continuam a aumentar vendas mas abrandam o ritmo de crescimento em relação ao período anterior (3,9%), enquanto as MDD+PP (Marcas da Distribuição + Primeiros Preços) perderam vendas, mantendo tendência negativa (-2,2%)”, explica um comunicado da consultora.
Na categoria de bebidas as vendas subiram 4%. “Este valor traduz uma recuperação face ao forte decréscimo registado na semana homóloga em 2014 (-7,2%). As marcas de fabricante apresentam um crescimento de 6% em relação ao período homólogo enquanto as MDD+PP mantêm tendência negativa (-4,5%)”.
Na higiene do lar, por sua vez, as vendas cresceram 2,9%. “As marcas de fabricantes aceleram 4,2% enquanto que as MDD+PP mantêm as vendas (+0,1%)”.
Por último, na higiene pessoal, as vendas aumentam o ritmo de crescimento (2,5%) sob a influência das marcas de fabricantes (+3,8%), uma vez que as marcas próprias voltam a apresentar valor negativo (– 1,6%).