As seis vantagens das empresas de distribuição tradicionais
A Cognodata Consulting identificou seis vantagens competitivas das empresas de distribuição alimentar tradicionais em relação às cadeias que já nasceram na Internet, como a Amazon, por exemplo
Rita Gonçalves
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A Cognodata Consulting identificou seis vantagens competitivas das empresas de distribuição alimentar tradicionais em relação às cadeias que já nasceram na Internet, como a Amazon, por exemplo.
– As grandes cadeias de retalho estão a colocar a tónica na venda de produtos frescos através do comércio online, para fazer frente às novas cadeias nativas da internet, como a Amazon Fresh, que não comercializam frescos. A venda de produtos frescos e perecíveis representa para estas cadeias mais de 30% do total e, por outro lado, é uma categoria que traz muitos consumidores às lojas.
– Uma das principais vantagens competitivas das grandes cadeias de distribuição alimentar é o seu conhecimento adquirido sobre os hábitos de consumo dos clientes. Estas empresas têm vindo a desenvolver serviços para facilitar a compra, como as aplicações móveis que permitem fazer a lista de compra com base nas preferências de cada cliente.
– Por que o negócio destas novas cadeias é exclusivamente online, não dispõem de lojas físicas para oferecer uma verdadeira experiência ‘omnichannel’ aos consumidores.
– As cadeias de distribuição tradicionais também têm vindo a diversificar o negocio online. Além de produtos alimentares, procuram ter na oferta produtos relacionados com a tecnologia, o lar e o descanso, entre outros.
– A promoção do comércio eletrónico é diferente da promoção tradicional. Neste sentido, as cadeias tradicionais estão a desenhar campanhas de publicidade específicas em páginas web e nas redes sociais.
– Na compra online de alimentos, muitas vezes os clientes desistem por não quererem pagar as taxas de envio, se a compra não atinge determinado valor. No caso da Amazon Fresh, por exemplo, os gastos de envio são excluídos para clientes premium.