Investimento na produção nacional acelera no segundo trimestre
O Produto Interno Bruto (PIB) aumentou 1,5% em volume no segundo trimestre de 2015, em termos homólogos. Comparando com o primeiro trimestre do ano, a riqueza produzida no País subiu 0,4%

Ana Catarina Monteiro
Mondelēz Portugal duplamente certificada pela cultura de trabalho implantada
Museu do Pão e ACIP lançam o concurso ‘O melhor Pão de Portugal’
iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica
Fundo Shoppings Iberia adquire La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda
Science4you tem nova identidade visual
Via Verde cria parceria com a Cooltra para aumentar oferta de serviços de mobilidade
Grupo Valouro reuniu colaboradores e parceiros para celebrar os 150 anos
AJAP organiza seminário sobre o Jovem Empresário Rural na Ovibeja
Stratesys implementa plataforma na Sumol+Compal e reforça eficiência nas compras
Auchan apresenta coleção de livros para os mais pequenos aprenderem a gerir as emoções
O Produto Interno Bruto (PIB) aumentou 1,5% em volume no segundo trimestre de 2015, em termos homólogos. Comparando com o primeiro trimestre do ano, a riqueza produzida no País subiu 0,4%.
A procura interna aumentou no segundo trimestre do ano, segundo dados do Instituto Nacional de Estaística (INE), que aponta para uma aceleração do investimento na produção nacional, com a variação de existências de bens na cadeia de valor a passar do negativo, no trimestre transato, para o positivo.
No entanto, as importações de bens e serviços acelararam a um ritmo superir ao das exportações. A procura externa líquida registou um contributo negativo com peso “significativo” para a variação homóloga do indicador económico.
A rápida estimativa das contas nacionais trimestrais apresentada pelo INE indica um aumento, ainda que não muito acentuado, do consumo privado, contribuindo positivamente para o cresimento de 1,5% do PIB. Em termos reais, o crecimento da riqueza protuzida em território nacional foi de 0,4%, relativamente ao primeiro semestre.
As taxas de variação homóloga e em cadeia do PIB no período de abril e junho mantêm os resultados de crescimento apurados entre janeiro e março 2015.