Um terço dos portugueses está disposto a pagar mais por um produto inovador
“A inovação é o único fator que pode trazer mais lucros às empresas no mercado de grande consumo. A prova está em que um terço dos consumidores em Portugal está predisposto a pagar mais por um produto inovador”, diz a directora de Inovação da Nielsen Ibéria, Ana Barrio

Rita Gonçalves
Mondelēz Portugal duplamente certificada pela cultura de trabalho implantada
Museu do Pão e ACIP lançam o concurso ‘O melhor Pão de Portugal’
iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica
Fundo Shoppings Iberia adquire La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda
Science4you tem nova identidade visual
Via Verde cria parceria com a Cooltra para aumentar oferta de serviços de mobilidade
Grupo Valouro reuniu colaboradores e parceiros para celebrar os 150 anos
AJAP organiza seminário sobre o Jovem Empresário Rural na Ovibeja
Stratesys implementa plataforma na Sumol+Compal e reforça eficiência nas compras
Auchan apresenta coleção de livros para os mais pequenos aprenderem a gerir as emoções
Em plena sociedade de informação, os canais para ter conhecimento sobre os novos produtos multiplicaram-se, embora sejam os familiares e amigos, a própria loja e a Internet, à frente da televisão, os principais meios que os portugueses utilizam para ficar a par das novidades do mercado.
Concretamente, seis em cada dez consumidores obtiveram informação, através da família e amigos, sobre novos produtos, enquanto 54% reconhece ficar a par das novidades ao vê-las na própria loja. Por outro lado, cerca de 46% obteve informação através da Internet, uma percentagem ligeiramente superior à das pessoas que o fizeram pelo meio mais tradicional do spot televisivo (44%).
Além disso, os portugueses mostram-se recetivos às inovações. Quase três em cada quatro valorizam o facto de a indústria oferecer novos produtos, embora também fixem determinadas condições. Assim, cerca de 68% prefere incluir novidades de marcas habituais no seu carrinho de compras, enquanto cerca de 63% espera que essa inovação assente no mercado antes de a experimentar.
Mas também é verdade que, depois de a experimentar, cerca de mais de metade dos consumidores gosta de partilhar a experiência com as pessoas que lhe são próximas.
De acordo com a diretora de Inovação da Nielsen Ibéria, Ana Barrio, “a inovação é o único fator que pode trazer mais lucros às empresas no mercado de grande consumo. A prova está em que um terço dos consumidores em Portugal está predisposto a pagar mais por um produto inovador. No entanto, a verdade é que muitos dos produtos que chegam ao mercado fracassam no seu primeiro ano de vida. Para obter sucesso é fundamental responder a uma necessidade do consumidor, ou a um desejo e estabelecer um vínculo emocional com o consumidor e oferecer-lhe algo que lhe forneça felicidade, um valor diferente do mais básico”.