Empty supermarket aisle,motion blur
Um terço dos portugueses está disposto a pagar mais por um produto inovador
“A inovação é o único fator que pode trazer mais lucros às empresas no mercado de grande consumo. A prova está em que um terço dos consumidores em Portugal está predisposto a pagar mais por um produto inovador”, diz a directora de Inovação da Nielsen Ibéria, Ana Barrio
Rita Gonçalves
Paulo Figueiredo assume direção comercial da Cofidis
Vanessa Silva: “Acreditamos que a inovação e a paixão são os ingredientes-chave para o futuro da gastronomia em Portugal”
Porto Ferreira celebra o Natal com rótulos exclusivos inspirados na cultura portuguesa
Luís Vieira: “25 anos não são dois dias, mas parece que foi ontem”
Simple Foods lança nova gama de cereais funcionais
Quinas Beverage Industries lança nova gama de refrigerantes de bagas Goji
Rita Mendes Coelho é a nova Country Manager da Visa Portugal
Restaurante Cozinha Continente abre no Seixal
Natal do Freeport Lisboa Fashion Outlet abriu portas ao Mercado de Natal
Museu do Pão apresenta uma programação especial de Natal
Em plena sociedade de informação, os canais para ter conhecimento sobre os novos produtos multiplicaram-se, embora sejam os familiares e amigos, a própria loja e a Internet, à frente da televisão, os principais meios que os portugueses utilizam para ficar a par das novidades do mercado.
Concretamente, seis em cada dez consumidores obtiveram informação, através da família e amigos, sobre novos produtos, enquanto 54% reconhece ficar a par das novidades ao vê-las na própria loja. Por outro lado, cerca de 46% obteve informação através da Internet, uma percentagem ligeiramente superior à das pessoas que o fizeram pelo meio mais tradicional do spot televisivo (44%).
Além disso, os portugueses mostram-se recetivos às inovações. Quase três em cada quatro valorizam o facto de a indústria oferecer novos produtos, embora também fixem determinadas condições. Assim, cerca de 68% prefere incluir novidades de marcas habituais no seu carrinho de compras, enquanto cerca de 63% espera que essa inovação assente no mercado antes de a experimentar.
Mas também é verdade que, depois de a experimentar, cerca de mais de metade dos consumidores gosta de partilhar a experiência com as pessoas que lhe são próximas.
De acordo com a diretora de Inovação da Nielsen Ibéria, Ana Barrio, “a inovação é o único fator que pode trazer mais lucros às empresas no mercado de grande consumo. A prova está em que um terço dos consumidores em Portugal está predisposto a pagar mais por um produto inovador. No entanto, a verdade é que muitos dos produtos que chegam ao mercado fracassam no seu primeiro ano de vida. Para obter sucesso é fundamental responder a uma necessidade do consumidor, ou a um desejo e estabelecer um vínculo emocional com o consumidor e oferecer-lhe algo que lhe forneça felicidade, um valor diferente do mais básico”.