Da esquerda para direita: Gonçalo Furtado, Director Serviço a Clientes,
Pedro Sanches, Director Design,
Gonçalo Santos, Direcção Criativa,
Ricardo Sá, Director Produção, Alfredo Rente, Presidente CA, Bruno Rente, Administrador, e Paula Mota, Direcção Media
Brainstorm. O que é o Neo Marketing?
Bruno Rente, Administrador da Opal Publicidade, responde à pergunta da leitora Catarina Oliveira no novo espaço do Hipersuper que promove a troca e partilha de ideias entre os leitores e especialistas na área do grande consumo

Rita Gonçalves
Governo cria comissão consultiva para aumentar as exportações do agroalimentar
Luís Gomes é o novo diretor de Marketing da Biocodex
Cabaz alimentar está 2,61 euros mais caro
Novo marketplace quer juntar todas as cervejas artesanais portuguesas num único espaço
InPost ultrapassa os dois mil lockers na Península Ibérica
Confagri quer que doença do fogo bacteriano seja reconhecida como catástrofe natural
Grupo Paulo Duarte investe 11M€ na renovação e ampliação da frota
Direct Wine Nacional distribui em exclusivo as marcas Quinta do Portal, Cazas Novas e Quinta do Mondego em Portugal
DHL Supply Chain leva à Fruit Logistica novos serviços de logística alimentar
Chegaram às lojas Lidl na Europa 31 mil toneladas de frutas e legumes nacionais em 2024

Da esquerda para direita: Gonçalo Furtado, Director Serviço a Clientes,
Pedro Sanches, Director Design,
Gonçalo Santos, Direcção Criativa,
Ricardo Sá, Director Produção, Alfredo Rente, Presidente CA, Bruno Rente, Administrador, e Paula Mota, Direcção Media
O espaço ‘Brainstorm’, nova rubrica do Hipersuper, nasceu para criar um espaço de “troca e partilha de ideias” entre os leitores do jornal e especialistas na área do grande consumo. Esclareça as suas dúvidas e peça conselhos à equipa da agência de publicidade Opal, parceira do Hipersuper neste projeto. Envie um e-mail AQUI
Pergunta da leitora Catarina Oliveira
O que é o Neo Marketing?
Resposta de Bruno Rente | Administrador da Opal Publicidade (sexto na fotografia)
A melhor forma de ilustrar o que é o Neo Marketing é utilizando o exemplo do dilema da “galinha e do ovo”: o que vem primeiro o produto ou o marketing?
Se tempos houve em que o produto veio primeiro e depois a necessidade de comercializá-lo, outras o inverso em que lançado o conceito de marketing vinha a produção e a comercialização do produto.
Na abordagem Neo Marketing o desenvolvimento e a comercialização, no sentido lato dos temas, não são dois vetores separados, mas sim dois lados da mesma moeda em que todos os agentes de uma empresa/projeto têm de estar de mãos dadas a partir da própria ideia de produto/serviço. Todos os agentes da empresa têm de absorver marketing. Não sendo obviamente um desaparecimento da comercialização, mas a sua evolução.
Outro ponto que importa reter aquando se aborda o Neo Marketing é que hoje tudo acontece muito rapidamente e da mesma forma se prolifera. Assim, transporta-nos para uma abordagem aberta ao Marketing e também crescente em função da complexidade dos dias de hoje e da economia, tentando encontrar a combinação de instabilidade social e tecnológica em contraponto com as estratégias de Marketing tradicionais.
Envie as suas perguntas AQUI
Texto escrito segundo o novo acordo ortográfico