João Abecasis, CEO da Unicer
Unicer alcança quota de 50,1% no mercado nacional de cervejas
A Unicer retomou o crescimento em 2014, com resultados positivos em Portugal, mas sobretudo nos mercados emergentes, que cresceram 20% em vendas, na maioria, da marca Super Bock. A actividade detida no sector do Turismo impulsionou também o crescimento
![Ana Catarina Monteiro](https://backoffice.hipersuper.pt/app/uploads/2024/06/silhueta-120x120.jpg)
Ana Catarina Monteiro
Nova colheita do clarete da Bairrada com o icónico Bruno Aleixo
Melom e Querido Mudei a Casa Obras reforçam rede de lojas
Pescanova lança Filetes forno de tomilho e sal marinho
26º congresso da Associação Portuguesa de Logística realiza-se em outubro
Locky instalou 23 cacifos em vários supermercados Intermarché
Mais de 20 expositores internacionais confirmados nos World Cheese Awards em Portugal
Pingo Doce abre nova loja em Lisboa
Nova gama de gelados familiares Olá
Carrinhos Surpresa em todos os hipermercados Auchan
Izidoro já faz entregas refrigeradas em todo o território de Portugal Continental
A Unicer retomou o crescimento em 2014, com resultados positivos em Portugal, mas sobretudo nos mercados emergentes, que cresceram 20% em vendas, na maioria, da marca Super Bock. A actividade detida no sector do Turismo impulsionou também o crescimento.
A empresa portuguesa de bebidas encerrou o ano com um aumento de 24% nos resultados líquidos, fixados nos 33 milhões de euros, e reduziu a dívida em 25 milhões, para os 140 milhões de euros. As vendas líquidas alcançaram os 477 milhões de euros, mais 3% do que em 2013.
Em Portugal, impulsionada pela “boa performance no canal horeca”, a empresa vendeu mais de 600 milhões de litros de bebidas em 2014, alcançando uma quota de 50,1% no total de mercado nacional de cervejas, segundo dados da consultora Nielsen.
Já no exterior, os volumes ultrapassaram a barreira dos 200 milhões de litros exportados, essencialmente de cerveja Super Bock. No geral, o crescimento da actividade internacional verificou-se em todos os mercados onde a empresa opera, sendo mais significativo nos mercados da Arábia Saudita, Brasil, Moçambique e alguns países Europeus. Considerando os mercados emergentes, a empresa cresceu na ordem dos 20% em volume, o que se traduz em mais de 60 milhões de litros de bebidas vendidos naqueles países. Em Angola, por sua vez, o grupo recuperou vendas face ao período homólogo.
Os níveis de rentabilidade operacional têm-se mantido estáveis ao mesmo tempo que a empresa prossegue com o investimento em Leça do Balio, projecto que ascende a mais de 100 milhões de euros. A inauguração do armazém logístico está prevista para o próximo mês de Março, data que vai coincidir com a comemoração dos 125 anos da empresa.
Dentro das marcas, a Carlsberg “manteve a posição de liderança no segmento premium” e a Somersby atingiu, no terceiro ano de comercialização, os quatro milhões de litros, revela em comunicado a Unicer, que está também presente no sector do Turismo, com duas unidades hoteleiras.
No último ano, o Pedras Salgadas “spa&naturepark” celebrou o primeiro ano de actividade, após a conclusão das intervenções no parque termal, e o Vidago Palace Hotel recebeu “novas distinções internacionais”, passando este ano a integrar a Virtuoso, rede internacional que reúne os melhores de cada segmento de turismo em mais de 60 países.