O sucesso escolar começa à mesa!, por Cíntia Machado (Fileira do Pescado)
O caminho para o sucesso não passa só pelas actividades extra-curriculares mas também pela mesa

Rita Gonçalves
Mondelēz Portugal duplamente certificada pela cultura de trabalho implantada
Museu do Pão e ACIP lançam o concurso ‘O melhor Pão de Portugal’
iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica
Fundo Shoppings Iberia adquire La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda
Science4you tem nova identidade visual
Via Verde cria parceria com a Cooltra para aumentar oferta de serviços de mobilidade
Grupo Valouro reuniu colaboradores e parceiros para celebrar os 150 anos
AJAP organiza seminário sobre o Jovem Empresário Rural na Ovibeja
Stratesys implementa plataforma na Sumol+Compal e reforça eficiência nas compras
Auchan apresenta coleção de livros para os mais pequenos aprenderem a gerir as emoções
Por Cíntia Machado, Fileira do Pescado
Agora que já começou o ano escolar, e que os livros e material já estão comprados e os horários e actividades dos mais novos já entraram na rotina familiar, os pais já podem suspirar de alívio!
Mas, será que é mesmo assim? Será que está a dar tudo o que é preciso para ajudar os seus filhos a serem estudantes de excelência ou para aproveitarem todas as potencialidades?
O caminho para o sucesso não passa só pelas actividades extra-curriculares ou por material escolar novinho em folha. Passa também pela mesa, pela alimentação equilibrada, que os ajuda a serem bons estudantes agora e adultos saudáveis mais tarde!
Uma alimentação desequilibrada leva à redução do bem-estar e, a curto prazo, pode contribuir para o stress, cansaço e diminuição da capacidade de aprender e trabalhar. A longo prazo, uma má alimentação aumenta o risco de problemas de saúde como a obesidade, alguns tipos de cancro, depressão, distúrbios alimentares e doenças cardiovasculares.
O cérebro utiliza a glicose como fonte de energia, sendo que a sua carência pode diminuir a performance cognitiva. Deve-se apostar em alimentos ricos em hidratos de carbono complexos (grupo dos cereais integrais) e, sobretudo, na ingestão de ácidos-gordos essenciais Ómega 3, que se encontram principalmente em peixes gordos como a cavala e sardinha, mas que estão presentes na generalidade do pescado.
A falta de micronutrientes como ferro, zinco e folato estão também associados a um decréscimo do desempenho cognitivo, daí a importância de uma alimentação rica em frutas e legumes.
Segundo um estudo publicado recentemente no “American Journal of Preventive Medicine” comer peixe melhora a saúde do cérebro, aumentando a massa cinzenta e estimulando a memória. No entanto, a forma como o alimento é cozinhado influencia os efeitos no organismo. Quando se come peixe frito, as consequências não são tão benéficas. Neste estudo registou-se que quem comia peixe assado ou peixe grelhado todas as semanas tinha mais massa cinzenta no cérebro.
Comer bem não significa necessariamente gastar mais dinheiro com a alimentação familiar. Com planeamento e alguns conhecimentos nutricionais básicos, consegue aliar saúde, sabor e economia! Uma sopa de legumes é uma forma de garantir nutrientes essenciais à sua família, e um prato de peixe não fica mais caro que carne, além de ser mais saudável. O peixe congelado, as conservas, ou espécies frescas mais baratas (como a cavala, o carapau ou a sardinha), são excelentes opções!
Ajude os mais pequenos a chegarem ao sucesso e a crescerem saudáveis, curiosos e com um gosto alimentar equilibrado. Esta é uma tarefa dos pais, educadores, e da sociedade em geral, que a longo prazo tem impacto na sustentabilidade económica das famílias e do país, criando gerações saudáveis e produtivas!