Viagens e lazer lideram intenções de compra
Não só em Portugal, mas também em toda a Europa, o item “viagens e lazer” é o projecto de despesas número 1
![Rita Gonçalves](https://backoffice.hipersuper.pt/app/uploads/2024/06/silhueta-120x120.jpg)
Rita Gonçalves
Nova colheita do clarete da Bairrada com o icónico Bruno Aleixo
Melom e Querido Mudei a Casa Obras reforçam rede de lojas
Pescanova lança Filetes forno de tomilho e sal marinho
26º congresso da Associação Portuguesa de Logística realiza-se em outubro
Locky instalou 23 cacifos em vários supermercados Intermarché
Mais de 20 expositores internacionais confirmados nos World Cheese Awards em Portugal
Pingo Doce abre nova loja em Lisboa
Nova gama de gelados familiares Olá
Carrinhos Surpresa em todos os hipermercados Auchan
Izidoro já faz entregas refrigeradas em todo o território de Portugal Continental
Não só em Portugal, mas também em toda a Europa, o item “viagens e lazer” é o mais citado como projecto de despesas número 1.
Em Portugal, tal como na Europa, a tendência aumenta em relação ao ano anterior (passa de 27% para 32%; média europeia passou de 46% para 49%). Esta análise das tendências de compra para os próximos meses na Europa é realizada anualmente pelo Cetelem.
Se as “Viagens e lazer” se mantêm no topo das intenções de despesas, a compra “equipamentos domésticos” continua a assegurar o segundo lugar deste ranking.
À semelhança do líder, também este item subiu em Portugal e na Europa (23% em 2013, 27% em 2014; média europeia: 36% em 2013, 39% em 2014). O universo da habitação é o centro de todas as atenções ao apresentar ainda os ”Trabalhos de remodelação e renovação“ na terceira posição (24% em Portugal e 38% na Europa).
As intenções de compra de smartphones e de tablets encontram-se também bem encaminhadas. Aumentam em todos os países para os smartphones, com excepção do Reino Unido, onde revelam um recuo de três pontos em relação ao ano anterior (2013: 16%; 2014: 19%).
As intenções apresentam-se igualmente em alta para os tablets em onze dos doze países (média europeia: 17% em 2013 e 22% em 2014). Apenas os portugueses fazem recuar um ponto este item de despesas, em relação às intenções declaradas na edição anterior (2013: 16%; 2014: 15%).
Segundo o estudo, “a compra do último grito da tecnologia permite ao consumidor saciar a sua necessidade de consumo num ambiente económico ainda restringido”.