Alimentaria: Consumidor está “em modo de sobrevivência”
O consumidor está “em modo de sobrevivência”: a grande maioria procura promoções e envolve toda a família na poupança, segundo um estudo Kantar. Saiba mais

Rita Gonçalves
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O consumidor está “em modo de sobrevivência”.
Segundo um estudo da Kantar Worldpanel, apresentado no Congresso do Consumidor, na Alimentaria Lisboa, a grande maioria dos portugueses (85%) está atento a promoções, prioriza as despesas de alimentação (80%) e envolve toda a família na poupança (89%).
Em matéria de alimentação, três grandes tendências saltam à vista, segundo o estudo. Os portugueses estão a comer mais em casa, cozinham mais, também, para terem almoço para o dia seguinte no trabalho (40%), e estão a comprar mais comida no “take away”.
No primeiro trimestre do ano, as categorias mais penalizadas no consumo são as “soft drinks” (-11,2%), os iogurtes (-3,1%), a drogaria (-5,1%), a área de beleza (-4%) e os produtos de limpeza do lar (-9,3%).
Por outro lado, as categorias que mais evoluíram são alimentares: comida prática (+5,3%), sobremesas – feitas e por fazer (+5,8%).