Retrato do turista estrangeiro no Norte do País
São, sobretudo, homens casados, trabalham por conta de outrem, viajam acompanhados, em turismo e permanecem na região sete noites
Rita Gonçalves
Sabe bem neste Verão: a sugestão de Ângela Sarmento, diretora de marketing e comunicação dos Supermercados Apolónia
Auchan de Setúbal reabre com conceito inovador e sustentável
Os desafios da alimentação animal vão ser debatidos pelos industriais do setor
Presidente da ADENE nomeado para o CDAP
AEP organiza congresso sobre as tendências e o futuro das empresas
Brother estende para cinco anos a garantia das impressoras TJ
Associações da UE pedem ação urgente e estratégia a longo prazo para a água
Empresas querem aumentar receitas com vendas online para novos mercados
Sabe bem neste verão: a sugestão de João Basto, diretor-geral da Centazzi
Bebidas lácteas em pó ‘Yogoody Shake’ no Continente Food Lab
São, sobretudo, homens casados, trabalham por conta de outrem, viajam acompanhados, em turismo, permanecem na região cerca de sete noites, gastando, durante esse período, 311 euros.
Este é o perfil-tipo do turista estrangeiro que visitou o Porto e Norte de Portugal, em 2012, e que teve como porta de entrada e saída o Aeroporto Francisco Sá Carneiro. O estudo foi realizado pelo IPDT – Instituto de Turismo, com base em 1.924 entrevistas presenciais efectuadas, mensalmente, na sala de embarque do Aeroporto do Porto.
O estudo demonstra que a maioria dos inquiridos têm como destino a cidade Invicta e que optaram por voar em low-cost. Dos turistas inquiridos, a maioria viajou para o Porto e Norte de Portugal a bordo da Ryanair. O inquérito do IPDT demonstra ainda, a este nível, que a TAP foi a segunda companhia preferida dos viajantes: cerca de um em cada quatro turistas aterrou e descolou do aeroporto de Sá Carneiro com a companhia de bandeira portuguesa.
De acordo com o “Perfil do Turista Internacional do Porto e Norte de Portugal”, em 2012, os visitantes pernoitaram na região durante 6,91 noites – um número ligeiramente inferior ao registado no ano anterior. Porto e Braga foram as cidades preferidas para pernoitar, respectivamente, pelos turistas em visita ao Grande Porto e à região Norte.
O estudo desenvolvido pelo IPDT evidencia uma redução da quota de turistas em lazer, comparando os dados de 2012 com os do ano anterior, que é compensada pelo aumento das visitas nos segmentos de negócio e de estudo.