Bens de Grande Consumo perdem facturação
As vendas de Bens de Grande Consumo continuam a sua curva descendente, apesar de verificar-se uma diferença na performance entre MdF e MdD+PP. Enquanto as primeiras registam uma quebra, as marcas dos retalhistas continuam a subir.
![Victor Jorge](https://backoffice.hipersuper.pt/app/uploads/2024/06/silhueta-120x120.jpg)
Victor Jorge
Portugal Duty Free e Licor Beirão celebram portugalidade com edição exclusiva
Novo packaging das bolachas Arcádia cruza tradição e modernidade
SagalExpo regressa a Lisboa de 28 a 30 de abril
Minsait Portugal tem novo diretor-geral
Nespresso abre quiosque no Nosso Shopping
Aquaservice adquire a Eden Springs Portugal para reforçar expansão internacional
Salesforce anuncia o seu primeiro agente de IA totalmente autónomo
Setor de retalho alimentar europeu com perspectivas de crescimento otimistas para os próximos anos
MO abre nova loja em Vila Nova de Famalicão
Oakberry abre duas lojas em Coimbra
De acordo com os últimos dados do Scan Trends da Nielsen, os Bens de Grande Consumo (BGC) perderam facturação no período de 26 de Março a 22 de Abril, correspondente à quadrisemana 13 a 16 do ano 2012.
Segundo apuram os dados da consultora, as Marcas de Fabricante (MdF) decresceram a facturação em 5,3%, enquanto as Marcas da Distribuição+Primeiros Preços (MdD+PP) cresceram +5,9%.
Em resumo, a Alimentação tem vindo a registar um desaceleração, vendendo praticamente o mesmo que no ano passado, verificando-se um crescimento de somente 0,5% face ao mesmo período de 2011.
Nesta categoria, as MdD+PP cresceram 7,1%, enquanto as MdF perderam vendas em valor (-3,7%).
Nas Bebidas, categoria que estava a registar uma tendência de recuperação, a consultora destaca um decréscimo de 5,1% no período em análise, apontando as temperaturas baixas verificadas na Páscoa como uma contribuição para esta performance negativa.
Os fabricantes de bebidas registaram uma performance particularmente negativa, ao cair 8,8%, enquanto as MdD+PP tiveram comportamento inverso (+10,4%).
Na categoria Higiene do Lar, a quebra global continua a verificar-se, com as MdF a decrescer 7,2% e as MdD+PP a perderem 5,6%.
Finalmente, na Higiene Pessoal a Nielsen indica uma quebra das MdF de 5,7% para a quadrisemana em análise, enquanto as MdD+PP evoluíram positivamente (+2,8%).
Veja os quadros principais do Scan Trends da Nielsen relativamente à quadrisemana 13 a 16 (de 26 de Março a 22 de Abril de 2012):