Exclusivo: Gorila estuda expansão em África e Médio Oriente
A Lusiteca está a estudar a expansão da Gorila em África e Médio Oriente. Em dois anos, os mercados internacionais deverão representar 70% o volume de negócios

Rita Gonçalves
Auchan anuncia os vencedores da 2.ª Edição do Prémio de Inovação Alimentar
Mercadona inaugura loja em Fafe e reforça presença no distrito de Braga
Wine & Soul lança Manoella Branco 2024
BAT nomeia Álvaro Rodríguez de Codes como novo diretor-geral em Portugal
Fotógrafo português entre os vencedores dos World Food Photography Awards
Gonçalo Morais Tristão: “O setor olivícola e oleícola vive momentos de grande dinamismo”
Lidl Portugal lança novo programa de trainees e abre candidaturas para futuros líderes em Vendas e Logística
Nestlé reforça compromisso com a preservação da atividade apícola em Portugal
YoPRO reforça portefólio com novo Big Pot Stracciatella para responder a novos momentos de consumo
Bandida assume nova identidade e reforça posicionamento com formato em lata de 33cl
Há 20 anos à venda em Angola, as pastilhas Gorila estão a desenvolver um plano de lançamento da nova imagem (apresentada em Portugal em Fevereiro) com “actividades de merchandising” para dinamizar o negócio neste país africano.
Angola e o Médio Oriente representam 50% do negócio da marca de pastilhas elásticas. Francisco Ramos, Business General Director da Lusiteca, disse ao Hipersuper que a marca está a efectuar estudos de viabilidade em vários mercados do Norte de África e Médio Oriente para fazer crescer a marca fora de portas.
“Com a situação económica em Portugal, em dois anos os mercados internacionais deverão representar 70% o volume de negócios da Gorila”.
Nos mercados onde a Gorila já opera, Angola é o país com mais potencial. “Estamos a criar uma equipa que vai trabalhar no terreno o mercado para dinamizar as vendas”.
A Lusiteca investiu cerca de 20 mil euros para lançar uma edição Vintage das emblemáticas pastilhas elásticas Gorila. A edição especial aposta num dos sabores preferidos dos portugueses: o mentol.
Além de contribuir para consolidar a nova estratégia da marca, a nova Vintage ambiciona “impactar” os consumidores “de toda a vida, aqueles que recordam Gorila diariamente e naturalmente todos os jovens de hoje”.
Após um período adormecida, a marca renasceu cheia de força. O regresso às prateleiras está a “ultrapassar as expectativas: a rotação no ponto de venda estar ser excelente”.
Apesar de não adiantar valores, Francisco Ramos revela ter duplicado as vendas no primeiro trimestre face a igual período de 2011.
“Se este ritmo continuar duplicaremos as vendas e a quota de mercado. Na distribuição canal impulso já chegamos às 25.000 lojas, cerca de 30% de cobertura”.