40% das frutas e legumes consumidos em lares espanhóis vêm de lojas tradicionais
Os espanhóis continuam a gostar de comprar as frutas e legumes nas lojas tradicionais.
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Victor Jorge
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Uma recente análise efectuada pelo Ministério da Alimentação, Agricultura e Meio Ambiente espanhol, concluiu que 40% das frutas e legumes consumidos em lares espanhóis, em 2011, são adquiridas em lojas tradicionais e 35% nos supermercados.
Após a tradicional loja e supermercado, o terceiro lugar de origem de frutas e legumes consumidos em lares espanhóis são os hipermercados, com 7,5% do total e do chamado “consumo”, que também foi responsável por 7,5% do total. A aquisição nos mercados representa 5,5% do consumo total das famílias espanholas, tendo o consumo de frutas e legumes nos lares no país vizinho, em 2011, ascendido a 7,5 milhões de toneladas.
O consumo de vegetais frescos no ano passado nos lares espanhóis somou 2,88 milhões de toneladas, das quais 1,12 milhão de toneladas foram compradas no comércio tradicional, o que representou 39% do total comprado e 989,400 mil toneladas foram adquiridas em supermercados (34%). Um total de 299,5 toneladas veio de auto-consumo (10%) e 211,7 toneladas foram comprados em hipermercados (7%). O consumo de vegetais comprados em mercados de rua foi de 157,8 mil toneladas (5%).
Quanto às frutas, o consumo doméstico em 2011 ascendeu a 4,65 milhões de toneladas, dos quais 1,91 milhões de toneladas foram compradas nas lojas tradicionais (41%) e 1,67 milhões de toneladas foram adquiridos em supermercados (36%). Nos hipermercados foram adquiridos 378 toneladas de fruta (8%) e nos mercados 267,4 toneladas (6%). O consumo de frutas representou, em 2011, um total de 229,7 toneladas, 5% do total consumido pelas famílias espanholas.
Quanto à batata, o supermercado supera, por pouco, o comércio tradicional na preferência das famílias espanholas em 2011, com o consumo a ascender a 1,03 milhões de toneladas, das quais 374,6 mil toneladas foram compradas nas lojas tradicionais, 35,5% do total, 396,9 mil toneladas foram adquiridas em supermercados, 36% dos totalizar.
O consumo de batata congelada foi de 43,9 milhões de toneladas, das quais 33,8 milhões de toneladas foram adquiridas em supermercados (+77%) e 1,9 milhões de toneladas foram compradas no comércio tradicional (4%). Finalmente, o consumo de batata processada subiu em 2011 para 55,1 toneladas, das quais 39,7 toneladas foram adquiridas em supermercados (72%) e 1,6 toneladas (+3%) em lojas tradicionais, de acordo com o consumo alimentar em Espanha 2011, elaborado pelo Ministério da Alimentação, Agricultura e Meio Ambiente e processado por FEPEX.