Grão Torrado para dinamizar conceito do clássico café português
Renovar 50 cafés até final de 2012 e 300 até ao final de 2014 é o objectivo deste novo negócio que conta já com cinco estabelecimentos negociados
Victor Jorge
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“Grão Torrado” é o nome de um novo conceito de negócio que pretende dinamizar e revitalizar o modelo clássico de café, apostando o projecto numa transformação global dos estabelecimentos ligados à área da restauração.
Além de imagem renovada a nível interior e exterior, a “Grão Torrado” possibilita uma melhoria efectiva em todas as componentes, nomeadamente na forma de vender, sugerir, apresentar, servir e atender. Deste modo, os estabelecimentos garantem uma transformação plena que permite devolver ao público um café com a componente social de outros tempos.
Ao aderir ao projecto, os estabelecimentos vêem o seu nome associado a um conceito moderno e diferenciador e que, acima de tudo, está assente no desenvolvimento sustentado do negócio. A “Grão Torrado” aposta no crescimento significativo das vendas, através da conquista de novos clientes e do aumento do talão médio. Paralelamente, cria menus pensados e desenvolvidos para o actual contexto económico, ou seja, inovadores e com valores muito competitivos.
Além disso, a formação profissional assume um papel crucial neste projecto, sendo uma etapa obrigatória e que está incluída neste novo modelo. Actualmente, o projecto possui um protocolo com o Turismo de Portugal e com a Escola de Douro-Lamego, sendo que no final da formação é atribuído um certificado a cada formando. Desta forma, cada café está habilitado a criar novos produtos, iguarias exclusivas e ementas mais diversificadas, mantendo a equipa de trabalho.
Ao nível das áreas do espaço, o conceito privilegia não só as zonas de refeição, mas também as de descanso e lazer. A “Grão Torrado” procede à instalação de um canal de televisão em circuito fechado, onde serão transmitidas informações úteis, ementa do dia e promoções. Ao aderir ao projecto, os estabelecimentos garantem também presença no universo online, nomeadamente no Facebook, e de uma estratégia integrada de marketing.
Até ao fim de 2012, o objectivo está delineado: renovar 50 cafés. E até 2014, os responsáveis pretendem aumentam o número para 300.
De referir ainda que ao passarem a pertencer à cadeia “Grão Torrado”, os estabelecimentos mantêm a sua identidade e o nome original associado à nova marca.