12 tendências de consumo para 2012
A Trendwatching.com apresentou tendências de consumo emergentes, insights e inovações aplicáveis aos negócios
Hipersuper
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A Trendwatching.com apresentou uma selecção de 12 tendências de consumo apontadas para o ano de 2012.
1. RED CARPET
Em 2012, todos os formatos, tamanhos e sectores de negócios – se não cidades inteiras e nações – estenderão o tapete vermelho para os novos imperadores; inundando os visitantes e clientes chineses com serviços e regalias feitos sob medida para, de maneira geral, enchê-los de atenção e respeito
2. DIY HEALTH
Espere ver os consumidores a aproveitar novas tecnologias e novas aplicações para acompanhar a sua saúde pessoal e cuidar dela de maneira discreta e contínua, além de receber alertas sobre qualquer mudança
3. DEALER-CHIC
Em 2012, os consumidores, além de continuar à procura de ofertas e descontos, também farão isso com prazer, ou até com orgulho. Hoje, as ofertas estão relacionadas com mais do que a simples economia de dinheiro: têm que ver com emoção, procura, controlo e sensação de esperteza e, portanto, é também uma fonte de status
4. ECO-CYCOLOGY
As marcas vão, cada vez mais, recolher todos os seus produtos para reciclagem (às vezes forçadas por novas legislações), além de reciclá-los de maneira responsável e inovadora
5. CASH-LESS
Será que as moedas e notas de dinheiro vão desaparecer completamente em 2012? Não. Mas um futuro sem dinheiro vivo (finalmente) está de facto a chegar, na medida em que grandes marcas como MasterCard e Google trabalham para construir um ecossistema todo novo de pagamentos, recompensas e ofertas que giram em torno das novas tecnologias móveis
6. BOTTOM OF THE URBAN PYRAMID
A maioria dos consumidores mora em cidades e, no entanto, na maior parte do mundo, a vida urbana é caótica, apertada e geralmente não muito agradável. Ao mesmo tempo, a criatividade e a vibração desses consumidores aspirantes cria oportunidades globais promissoras para marcas que se propõem a atender as centenas de milhões de CITYSUMERS com pode de compra mais baixo
7. IDLE SOURCING
Qualquer coisa que faça com que seja absolutamente simples – ou que não exija esforço nenhum – para que os consumidores contribuam com alguma coisa vai fazer mais sucesso do que nunca em 2012. Devido à disseminação de sensores cada vez mais inteligentes nos telefones móveis, as pessoas serão capazes de – e estarão cada vez mais dispostas a – difundir informações a respeito de onde estão e do que estão a fazer, para ajudar a aprimorar produtos e serviços
8. FLAWSOME
Por que, para os consumidores, as marcas que se comportarem de maneira mais humana, inclusive mostrando suas falhas, serão fantásticas.
9. SCREEN CULTURE
Graças à explosão dos smartphones e tablets com ecrã sensível ao toque e da “nuvem”, 2012 verá uma SCREEN CULTURE (cultura de ecrã) que será, além de mais difundida, também mais pessoal, mais envolvente e mais interactiva do que nunca
10. RECOMMERCE
Nunca foi tão fácil para consumidores espertos revender ou trocar compras antigas por descontos e aproveitar o valor que as suas coisas têm no momento. Em 2012, a “troca por desconto” é a nova compra
11. EMERGING MATURIALISM
Ao mesmo tempo em que as diferenças culturais continuarão a dar forma aos desejos dos consumidores, as pessoas de classe média e/ou mais jovens em quase todos os mercados vão adoptar marcas que vão além dos limites convencionais. Saiba que os produtos, serviços e campanhas sinceras, arriscadas ou não-corporativas de mercados emergentes estarão em alta em 2012
12. POINT&KNOW
Os consumidores estão acostumados a ser capazes de encontrar praticamente qualquer coisa que esteja online ou que tenha base em texto, mas 2012 trará gratificação instantânea de informação visual ao mundo real com objectos e até pessoas