Campingaz quer crescer 10%
A Campingaz está desde o início do ano a trabalhar directamente pela primeira vez o canal tradicional. O objectivo é crescer 10% este ano.
![Rita Gonçalves](https://backoffice.hipersuper.pt/app/uploads/2024/06/silhueta-120x120.jpg)
Rita Gonçalves
Nova colheita do clarete da Bairrada com o icónico Bruno Aleixo
Melom e Querido Mudei a Casa Obras reforçam rede de lojas
Pescanova lança Filetes forno de tomilho e sal marinho
26º congresso da Associação Portuguesa de Logística realiza-se em outubro
Locky instalou 23 cacifos em vários supermercados Intermarché
Mais de 20 expositores internacionais confirmados nos World Cheese Awards em Portugal
Pingo Doce abre nova loja em Lisboa
Nova gama de gelados familiares Olá
Carrinhos Surpresa em todos os hipermercados Auchan
Izidoro já faz entregas refrigeradas em todo o território de Portugal Continental
Há negócios que tiram partido da crise económica. O comércio de produtos para actividades ao ar livre é um deles.
Com menos dinheiro na carteira, os portugueses optam por férias mais económicas substituindo os quartos de hotel pelas tendas de campismo e as mesas dos restaurantes por piqueniques ao ar livre.
Apesar de não existirem dados que confirmem esta tendência no nosso País, o director comercial da Campingaz Internacional Portugal, Nuno Moreira de Almeida, garante ao Hipersuper que em França diversos estudos de mercados confirmam o crescimento do turismo “económico” e que os portugueses caminham no mesmo sentido. “Basta estar atento à escolha das grandes cadeias de distribuição em Portugal. A selecção das colecções do mass market indica que o trade em Portugal também já validou esta tendência”. Desta forma, optimista, Campingaz estima crescer 10% este ano.
As marcas do distribuidor estão a ganhar peso no mercado de produtos para actividades ao ar livre. E não é por acaso. As lojas Continente, Aki e Leroy Merlin têm vindo a apostar fortemente nas suas marcas próprias. “O Continente, por exemplo, reposicionou a marca Wild e está a comunicá-la junto do consumidor. Além da sua marca de preço mais acessível, os hipermercados da Sonae comercializam, em algumas categorias, como geleiras, sacos térmicos, cartuchos e garrafas, apenas mais uma, a marca de referência, a Campigaz. Por sua vez, o Aki e o Leroy Merlin apostaram no lançamento de barbacues de marca própria e também na gestão de categorias”.
A proliferação de produtos de marca do distribuidor, mais económicos, dificulta o acesso dos concorrentes aos lineares, sobretudo os produtos mais baratos que competem directamente em preço com a marca do distribuidor, explica Nuno Moreira de Almeida. “Reconheço que alguns consumidores que podiam ser capturados pela nossa marca estão a ser desviados, graças ao trabalho que a Distribuição Moderna está a fazer, para produtos importados. O problema é que não conseguimos colocar nos lineares as nossas gamas mais económicas porque vão canibalizar a venda dos produtos de marca branca”.
Lojas tradicionais
O aumento de quota destas marcas mais baratas, assim como o elevado peso que a distribuição moderna tem nas vendas da Campingaz, conduziram a uma mudança de estratégia. Crescer nas grandes superfícies continua a ser certamente um dos objectivos mas a novidade está na forma de trabalhar o canal tradicional que pesa 30% nas vendas da empresa. “No início do ano, redefinimos a estrutura de distribuição. Porque não trabalhávamos directamente o canal tradicional, tínhamos um parceiro (Digal) que vendia os nossos produtos no comércio local. Agora trabalhamos directamente os nossos cinco concessionários regionais. Criámos representantes para as lojas tradicionais e canais específicos, como o náutico e os laboratórios e hospitais. Actualmente, somos três pessoas na estrutura regional, dois dos quais dão assistência às lojas e coordenam a rede de concessionários. Depois, temos a equipa de vendas, em “outsourcing”, de cada concessionário, que faz a gestão de vendas do canal tradicional e também dá assistência a alguns supermercados mais pequenos”.
A Campingaz opera há 62 anos em Portugal. Actualmente, pertence ao grupo americano Jarden e vende três marcas no nosso País: a Campingaz, conhecida pelas emblemáticas geleiras rígidas de cor azul, a Coleman, especialista em tendas de campismo, e a Sevylor, especializada em desporto náutico.
Março e Agosto concentram 80% das vendas da empresa. Não admira assim que os barbacues e a gama termal, as geleiras rígidas e flexíveis, sejam os produtos mais vendidos em Portugal. No Inverno, o primeiro lugar do ranking é ocupado pelos aquecedores, um “negócio com muito potencial que continua a crescer no nosso País”.