Procuram-se empresas de elevado crescimento em Portugal
“GrowthManifesto”, Informa D&B e CIP, em cooperação com a COTEC, procuram identificar e estudar as empresas de elevado crescimento em Portugal.
Victor Jorge
Queijos Santiago lança nova tábua com gama Alavão
Sabe bem neste Verão: a sugestão de Ângela Sarmento, diretora de marketing e comunicação dos Supermercados Apolónia
Auchan de Setúbal reabre com conceito inovador e sustentável
Desafios da alimentação animal vão ser debatidos pelos industriais do setor
Presidente da ADENE nomeado para o CDAP
AEP organiza congresso sobre as tendências e o futuro das empresas
Brother estende para cinco anos a garantia das impressoras TJ
Associações da UE pedem ação urgente e estratégia a longo prazo para a água
Empresas querem aumentar receitas com vendas online para novos mercados
Sabe bem neste verão: a sugestão de João Basto, diretor-geral da Centazzi
A “GrowthManifesto”, a Informa D&B e a Confederação Empresarial de Portugal (CIP) assinaram um acordo de cooperação com a COTEC Portugal (Associação Empresarial para a Inovação), com o objectivo de lançar uma iniciativa que visa identificar e estudar as empresas de elevado crescimento em Portugal, o seu perfil e as suas principais características.
Esta cooperação será materializada na realização de um relatório de resultados e de uma Conferência sobre a temática das empresas de elevado crescimento em Portugal, em que cada parte aportará um conjunto de competências e serviços necessários à sua concretização.
A “GrowthManifesto”, promotora da iniciativa, concebeu e estruturou este projecto em colaboração com a Informa D&B, autora e proprietária do estudo que realizou sobre o crescimento das empresas em Portugal, bem como da base de dados de empresas sobre a qual trabalhou e que disponibiliza para a concretização do presente acordo.
Segundo Jorge Portugal, da “GrowthManifesto”, “no período que estamos a atravessar, esta iniciativa redobra a sua importância. Neste momento, o crescimento das empresas nacionais e a criação de emprego são factores determinantes para Portugal”. O responsável explica ainda que “este estudo vai não só criar condições para identificar as empresas que são motoras de crescimento económico e da criação de emprego em Portugal, mas também mostrar à Europa o nosso contributo na área da inovação”.
A CIP, por sua vez, assume o papel de representante empresarial perante as empresas seleccionadas para participar no estudo, no sentido de dar ao projecto uma dimensão institucional e de interesse comum, reforçando António Saraiva, presidente da CIP, “a importância desta iniciativa e de revelar ao resto do mundo os bons exemplos de empresas que temos em Portugal”.
Teresa Cardoso de Menezes, directora-geral da Informa D&B, refere que a equipa já está a produzir resultados e a chegar a algumas conclusões, adiantando que, “os melhores desempenhos estão a ser registados nos sectores dos Serviços, Construção e Comércio, mais no Norte do País do que no Sul”.
A COTEC estabelecerá a comunicação necessária com as empresas da Rede PME Inovação COTEC e restantes associados e eventualmente com outras entidades no sentido de promover o seu envolvimento no objecto do presente acordo.
Deste projecto resultará uma base de dados de identificação das Empresas de Elevado Crescimento (EEC) e Empresas Gazelas (empresas consideradas de de alto crescimento e com menos de 6 anos de idade), incluindo dados de identificação, dados económico-financeiros e dados de caracterização das mesmas, que será divulgada por ocasião da Conferência sobre Empresas de Elevado Crescimento, a decorrer depois do Verão.
De referir que segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico(OCDE), as empresas de alto crescimento são aquelas que, por um período de três anos, têm um crescimento médio de 20% ao ano e pelo menos 10 colaboradores no ano inicial de observação.