Bruxelas espera que os 27 adoptem taxas ambientais para camiões
A Comissão Europeia espera que os ministros dos Transportes aprovem, na sua reunião de Sexta-feira, no Luxemburgo, alterações à Directiva “Eurovinheta”, nomeadamente a aplicação de imposições ambientais aos veículos pesados de mercadorias.
Hipersuper
Lidl investe na abertura de loja em Gaia e reabertura em Paços de Ferreira
Amarguinha apresenta novos sabores da gama cremosa
Época natalícia de 2024 será mais competitiva para o retalho mundial
Garland Academy celebra um ano e lança novos projetos formativos
Bruno Amaro assume o Departamento de Rural da Savills Portugal
Saldos são momento promocional mais crítico para Portugal
Quinta da Lagoalva lança Reserva Alfrocheiro e Syrah de 2021
Normal reforça presença em Lisboa com nova loja de rua
Quinta do Pessegueiro lança a quarta edição limitada do Plenitude
Ausonia renova compromisso na Luta Contra o Cancro da Mama
A Comissão Europeia espera que os ministros dos Transportes aprovem, na sua reunião de Sexta-feira, no Luxemburgo, alterações à Directiva “Eurovinheta”, nomeadamente a aplicação de imposições ambientais aos veículos pesados de mercadorias, disse hoje fonte comunitária.
A directiva em causa regulamenta as portagens rodoviárias e taxas aplicáveis aos camiões, mas Bruxelas abriu um processo de revisão da mesma que leve à adopção de um sistema de tarifação que “encoraje os operadores de transporte a utilizarem veículos menos poluentes e a optarem por itinerários menos congestionados”, segundo a mesma fonte.
A lógica do “poluidor-pagador” passará, assim, a ser aplicada ao sector dos transportes pesados de mercadorias, tendo em conta a categoria do veículo, a distância percorrida, o tipo de itinerário e a hora do dia, numa tentativa que estes evitem as chamadas “horas de ponta”, quando há congestionamento de trânsito.