Formação em rotulagem e publicidade dos géneros alimentícios
A Federação das Industriais Portuguesas Agro-Alimentares (FIPA) vai realizar dois cursos de formação dedicados à temática da “Rotulagem e Publicidade dos Géneros Alimentícios”.
Victor Jorge
Ricardo Louro Ferreira nomeado Country Manager da Esprinet Portugal
Eurowag anuncia o lançamento faseado de plataforma digital pioneira no setor
Vinhos do Alentejo firmam parceria com Associação de Escanções de Portugal
Ciberataques de ransomware diminuíram 66% em Portugal no primeiro semestre de 2024
MO e Zippy promovem evento dedicado ao eco design e eco engenharia
Sabe bem neste verão: as sugestões de Francisca Fernandes, deputy head of offer da makro Portugal
Cartão Continente com novo modelo de descontos
Centros Comerciais geridos pela CBRE assinalam Dia Mundial da Pessoa Com Doença de Alzheimer
Ferbar expande gama tropical
Projeto web de Luís Gradíssimo com novidades
A Federação das Industriais Portuguesas Agro-Alimentares (FIPA) vai realizar dois cursos de formação dedicados à temática da “Rotulagem e Publicidade dos Géneros Alimentícios”.
Segundo a federação, “a rotulagem dos géneros alimentícios, enquanto principal elo de ligação entre o consumidor e os produtos, deve ser clara, proporcional e não discriminatória. No entanto, as constantes alterações que a legislação sobre rotulagem tem vindo a sofrer não tem de modo algum simplificado estas matérias, tornando-se cada vez mais imperativa a sua reorganização. As mais recentes alterações neste âmbito visam uma rotulagem mais pormenorizada no sentido de reforçar a informação do consumidor, designadamente melhorando as regras relativas à natureza e às características do produto”.
Assim, no final do curso de formação – a realizar em Lisboa (14 e 15 de Setembro) e no Porto (21 e 22 de Setembro) – os formandos deverão ser capazes de identificar as exigências legais em vigor por força da legislação horizontal; identificar as várias possibilidades e as vantagens associadas à rotulagem voluntária e desenvolver um conjunto de exercícios práticos que abordem casos concretos de interpretações menos claras no âmbito da rotulagem obrigatória.
De referir ainda que a formação estará a cargo de António Sardon Cabrera, licenciado em Engenharia Química Industrial pelo IST. O seu percurso inclui 30 anos ao serviço da FIMA/Lever na área alimentar, tendo chegado a director Fabril, professor na pós-graduação em Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar, na Universidade Lusófona e auditor da Qualidade pelo ISQ. Durante 6 anos foi coordenador do grupo de trabalho de Regulamentação Alimentar e Política de Consumidores, da FIPA e durante igual período de tempo foi representante nacional nos comités de legislação e política alimentares na Confederação das Indústrias Agro-Alimentares da UE.