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WirelessWeek: 5 Passos para Proteger o Business Intelligence

Smartphones e Personal Digital Assistants (PDAs) estão hoje entre as principais tecnologias em crescimento à medida que as organizações usam dispositivos móveis para ter poder sobre informações necessárias para tomar […]

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WirelessWeek: 5 Passos para Proteger o Business Intelligence

Smartphones e Personal Digital Assistants (PDAs) estão hoje entre as principais tecnologias em crescimento à medida que as organizações usam dispositivos móveis para ter poder sobre informações necessárias para tomar […]

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Smartphones e Personal Digital Assistants (PDAs) estão hoje entre as principais tecnologias em crescimento à medida que as organizações usam dispositivos móveis para ter poder sobre informações necessárias para tomar decisões críticas a qualquer hora, em qualquer lugar. O Business Intelligence (BI) móvel aumenta o valor dos dispositivos móveis, permitindo que as organizações os utilizem para obter informações precisas e críticas à sua missão de desempenho que é personalizada para os seus colaboradores, onde e quando precisam.

A capacidade para aceder a informações empresariais críticas e elaborar análises sobre o desempenho através de dispositivos móveis gera uma tomada de decisões mais inteligente, vantagens competitivas face à concorrência e aumento de produtividade. Permite às organizações alavancar os investimentos existentes em infra-estruturas com um custo total de propriedade mais baixo, assim como permite uma perspectiva consistente de negócio à medida que as condições e os mercados mudam. Tendo em conta que o acesso ao business intelligence em dispositivos móveis se torna cada vez mais popular entre as organizações, cinco importantes orientações de segurança devem ser consideradas:

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1 – Autenticação
A autenticação garante que somente utilizadores com senhas válidas, IDs e identificadores relacionados possam aceder a um sistema.

As soluções de BI móvel devem ser agnósticas no que diz respeito à segurança e trabalhar com o modelo de segurança existente da organização para definir e manter identificadores, tal como nome de utilizadores, IDs, senhas, configurações regionais e preferências pessoais.

As soluções BI móveis devem igualmente apoiar múltiplas comunidades de utilizadores, incluindo a capacidade de atribuir direitos de permissão para garantir que somente aqueles com a devida permissão têm acesso a pastas específicas, subpastas, relatórios, análises, scorecards, dashboards, páginas partilhadas de portais de grupos e outras capacidades de business intelligence.

Idealmente, as soluções de BI móveis deveriam alavancar a sua estrutura organizacional de segurança actual para garantir todos os conteúdos de BI, incluindo o conteúdo usado em dispositivos móveis.

2 – Autorização
A autorização garante que somente determinados utilizadores, grupos e funções possam aceder a dados ou informações específicas e possam executar certas acções nesses mesmos dados ou informações.

Ao definir estas permissões de acesso, as organizações deverão alavancar os utilizadores e grupos definidos no âmbito dos seus actuais fornecedores de autenticação. Tal como acontece com a autenticação, a autorização das medidas de segurança que estabelecem, aplicam-se a todos os conteúdos do seu BI.

3 – Proteja dados sensíveis e Comunicações
A maioria das soluções de BI móveis vêm com um mecanismo de criptografia para encriptar todos os dados e comunicações. Apenas fontes autenticadas e autorizadas e utilizadores podem remover a encriptação dos dados, convertê-los novamente numa forma com sentido que possa ser acedida e compreendida. A segurança na encriptação é aplicável a todos os dados de BI comunicados e utilizados entre dispositivos móveis.
Os fabricantes de dispositivos móveis estão bem conscientes dos problemas de segurança que enfrentam os utilizadores dos seus dispositivos e da necessidade de abordar as questões de segurança voltadas especificamente para os seus produtos.

A segurança para dispositivos móveis é geralmente muito forte e deve cumprir rigorosas normas para ser aprovada para utilização pela NATO e Governos. A segurança inclui normalmente:

• Transmissão de dados segura e encriptação específica para o dispositivo móvel ou sistema operativo móvel.
• Protecção de senha, para que apenas os utilizadores autenticados possam utilizar um dispositivo.
• Shut Down remoto e capacidades de limpeza para proteger os dados num dispositivo que foi perdido ou roubado.

A arquitectura de sistema para dispositivos móveis inclui um servidor protegido por firewall que armazena a segurança e outras informações sobre cada usuário.

O administrador configura regras e faz a encriptação de informações fundamentais para os utilizadores. As informações são encriptadas e desencriptadas pelo servidor e transferidas para o dispositivo portátil (como o PDA) do utilizador.

O servidor sabe quando está a falar para o dispositivo certo, assim como este sabe quando está a falar para o servidor correcto. Isto minimiza as hipóteses de as transmissões serem interceptadas e assegura que, mesmo que tal aconteça, os dados sejam ininteligíveis.

4 – Senhas: Quanto mais complexas, melhor
As senhas são utilizadas para controlar quem pode usar e aceder a dados num dispositivo móvel portátil. Para maximizar a protecção da senha, é altamente recomendado criar uma senha forte que se encontre alinhada com as políticas de senhas da empresa. Senhas fortes são actualizadas a cada poucos meses e, normalmente misturando números, letras maiúsculas e minúsculas e caracteres alfa numéricos.

5 – “Kill” dispositivos perdidos ou roubados
Se um dispositivo dado como perdido ou roubado, um administrador pode impedir que os dados armazenados no dispositivo possam ser acedidos. O administrador remoto envia um comando de “kill” remoto para o dispositivo, apagando todos os dados sobre o mesmo – incluindo os dados armazenados na memória – e desactiva-o para evitar qualquer utilização alheia.

Se as ligações são desligadas num dispositivo perdido ou roubado, não há capacidade para limpar os dados de forma remota. A tecnologia Lease key resolve este desafio, assegurando que os dados armazenados em dispositivos móveis continuam seguros, mesmo que um dispositivo esteja desligado e não possa ser contactado por um administrador.

A tecnologia Lease key funciona como uma chave de hotel. A chave é activada durante o período, ou locação, da sua estadia. Quando se abandona o hotel a chave é desactivada, e impossibilitará o acesso à sala. Ela ainda lá está, mas ninguém pode ter acesso até tomar as diligências necessárias – ou, no caso de algumas soluções móveis de BI, até que alguém conecte, faça novamente a autenticação e lhe seja atribuída uma nova chave. Consequentemente, os dados de BI estão ainda mais seguros nos dispositivos móveis do que em e-mail.

Ao combinar a tecnologia de segurança que é fornecida dentro das soluções de BI móveis e de fabricantes de dispositivos, as organizações podem estar confiantes de que a informação de desempenho utilizada pelos seus trabalhadores móveis está bem protegida.

Javier Izquierdo, BI & PM Marketing Manager at IBM for SPGI

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S.Pellegrino com edição especial para comemorar 125º aniversário

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Para comemorar o 125º aniversário, a S.Pellegrino lançou uma garrafa de luxo, a edição especial comemorativa desta data.

Juntamente com a garrafa de luxo, os formatos de vidro de 50 cl e 75 cl, distribuídos no canal Horeca, também se vestem para celebrar o aniversário com um rótulo especial para engrandecer cada experiência gastronómica.

Em Portugal, a S.Pellegrino é distribuída pela Vinalda, que, em conjunto com a S.Pellegrino, está a organizar a Final Ibérica da edição 2024/2025 da S.Pellegrino Young Chef Academy Competition, em Lisboa no final do ano, na sequência da vitória do Jovem Chef português Nelson Freitas na edição de 2022/2023.

 

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Auchan reforça proposta de valor para colaboradores

Auchan Respect é a nova marca empregadora e pretende reforçar a proposta de valor para os atuais e futuros colaboradores, e que se traduz em quatro pilares fundamentais: a priorização […]

Auchan Respect é a nova marca empregadora e pretende reforçar a proposta de valor para os atuais e futuros colaboradores, e que se traduz em quatro pilares fundamentais: a priorização do bem-estar físico e mental, a aposta no crescimento, através de diversos percursos formativos e programas de desenvolvimento, o espírito de proximidade e abertura, notório no trato informal do dia-a-dia e na relação entre todos e no modelo de gestão com base na autonomia e responsabilidade.

Este novo posicionamento da Auchan surge com a necessidade de garantir uma maior perceção e uniformização do EVP (Employee Value Proposition), tanto interna como externamente, e, assim, aumentar a atratividade junto de potenciais candidatos, para que seja possível ir ao encontro de perfis que se revejam na cultura da empresa, assim como fidelizar os atuais colaboradores, aumentando o seu orgulho pelo sentimento de pertença, refere a empresa em comunicado.

‘Esta abordagem vem reforçar a nossa diferenciação e preocupação com todos os que já fazem parte da equipa e com aqueles que ainda estão para entrar. O ‘Respect’ é o pilar orientador de todas as nossas políticas de pessoas, mas é, acima de tudo, um compromisso que assumimos por todos.” explica Clara Costa, diretora de pessoas e sustentabilidade, da Auchan Retail Portugal.

A escolha do nome surge na sequência de um trabalho de diagnóstico e mapeamento de toda a jornada do colaborador, um projeto com a duração de vários meses, onde num dos questionários implementados a mais de 500 colaboradores, o respeito surgiu como a dimensão mais reconhecida, revela ainda a Auchan Retail Portugal.

 

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João Ova Lopes assume cargo de global sponsorship manager na Heineken

João Ova Lopes é o novo global sponsorship manager da The Heineken Company, com responsabilidade sobre parcerias e patrocínios da marca de cerveja holandesa.

João Ova Lopes é o novo global sponsorship manager da The Heineken Company, com responsabilidade sobre parcerias e patrocínios da marca de cerveja holandesa. O profissional troca Lisboa por Amsterdão, após cerca de 6 anos na Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, onde desempenhou várias funções de brand management.
Licenciado em Gestão na Católica Lisbon SBE, e com Mestrado e pós graduação em Gestão de Marketing e Marketing Digital, respetivamente, João Ova Lopes passou por empresas como a Tabaqueira (Philip Morris International) e a EDP Comercial antes de iniciar o seu percurso na área das bebidas.
Na nova função, em Amesterdão, o Marketeer irá estar responsável pela gestão de parcerias globais da marca Heineken, com principal destaque para a UEFA (Liga dos Campeões) e a Fórmula 1.

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Loja online da Izidoro lança promoções

A Izidoro lançou na sua loja online duas novas campanhas com descontos a pensar nos Santos Populares e no Euro 2024.

A Izidoro lançou na sua loja online duas novas campanhas com descontos a pensar nos Santos Populares e no Euro 2024.

Até ao final de junho, todos os dias, das 21h às 23h59, a loja online desta marca 100% nacional e referência do Grupo Montalva dinamiza a campanha Happy Hour, que oferece “descontos extras” com garantia de entregas em 72 horas. “Com descontos máximos até 55% por cento, através desta campanha é possível abastecer-se com os melhores produtos da Izidoro e receber a encomenda confortavelmente em casa”, afirma a Isidoro.

Em celebração do Euro, a marca lançou uma campanha complementar na compra do ‘cabaz churrascada Izidoro’ ou do ‘cabaz veggie lovers family’ que se traduz na oferta de um pack de seis cervejas Musa Blondie Ale. “Todas as entregas são garantidas nos distritos de Lisboa e Setúbal”, informa a marca acrescentando que para encomendas superiores a 25 euros, os portes de envio são gratuitos.

“O e-commerce Izidoro foi lançado há quatro anos, e não podíamos estar mais satisfeitos com esta relação de proximidade que temos com os consumidores, que nos fazem sentir relevantes no planeamento das suas compras mensais e já não abdicam da conveniência de receber as encomendas à sua porta e na hora marcada”, sublinha Joana Cabanejo, new business & e-commerce manager do Grupo Montalva.

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Esporão lança a primeira edição do monovarietal Cobrançosa

O Esporão investe na produção de azeites monovarietais de excelência desde 1999, introduzindo no mercado português as variedades Galega e Cordovil. “O lançamento do Cobrançosa reforça o compromisso com a herança agrícola portuguesa, destacando uma das variedades de azeitona mais emblemáticas”, destaca.

O Esporão está a apresentar a primeira edição do azeite Esporão Virgem Extra Cobrançosa. Esta é a terceira referência monovarietal que a empresa lança para “preservar e promover as variedades de azeitona nacionais e autóctones”.

O novo Esporão Cobrançosa é produzido a partir da variedade de azeitona Cobrançosa, nativa de Trás-os-Montes, especialmente bem-adaptada ao território do Alentejo. Resulta num azeite “complexo e harmonioso, com notas herbáceas distintas, é o resultado de uma meticulosa seleção de terroirs que destacam as características distintas da variedade Cobrançosa, oferecendo notas herbáceas e uma experiência sensorial única”, apresenta o Esporão.

A marca investe na produção de azeites monovarietais de excelência desde 1999, introduzindo no mercado português as variedades Galega e Cordovil. “O lançamento do Cobrançosa reforça o compromisso com a herança agrícola portuguesa, destacando uma das variedades de azeitona mais emblemáticas”, destaca.

Ana Carrilho, oleóloga do Esporão, afirma que “cada garrafa deste azeite representa o nosso respeito pela tradição e património agrícolas, bem como a busca incessante pela excelência”.

O Esporão Cobrançosa foi galardoado no Concurso de Azeite da Feira Nacional de Olivicultura em Valpaços com o Prémio POP – Património Oleícola Português.

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Campanha da makro Portugal celebra o Euro 2024 na restauração

‘A Convocatória – À mesa é outro campeonato’ dá o mote à campanha da makro Portugal que celebra o Euro 2024 em 26 restaurantes e bares de norte a sul do país.

‘A Convocatória – À mesa é outro campeonato’ dá o mote à campanha da makro Portugal que celebra o Euro 2024 em 26 restaurantes e bares de norte a sul do país.

A empresa explica que os protagonistas “são os ‘heróis da restauração’ que, mesmo longe dos campos, enchem as cozinhas de paixões e apresentam sabores que unem o país nestes momentos de celebração”. Para promover a iniciativa, cada restaurante terá mupies de proximidade, personalizado e com frases alusivas à linguagem futebolística.

“Mais uma vez queremos reforçar o nosso papel como os parceiros de negócio para todas as ocasiões, aportando o máximo de valor possível aos nossos clientes e dando visibilidade aos seus espaços”, explica Nuno Loução, head of sales & marketing da makro Portugal.

A lista de convocados, apresentada em estilo conferência de imprensa pelo ‘selecionador de mesas de Portugal’, Roberto Martins, é revelada no vídeo da campanha que pode ser acompanhada nas redes sociais da makro e nos meios digitais.

Durante os jogos de Portugal da Fase de Grupos (dias 18, 22 e 26 de junho), para as primeiras 15 reservas em cada um destes restaurantes, os clientes terão oferta uma primeira rodada de 10 cervejas, revela a makro Portugal, que rá oferecer a cada restaurante uma camisola da seleção nacional personalizada com o nome do espaço.

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Estudo aponta a Delta como a marca com melhor perceção de práticas ESG

Quanto aos setores de atividade os que mais se destacam pela positiva são o retalho alimentar (67,5 pts), o setor da energia (67,4 pts) e o da alimentação e bebidas (67,1 pts).

Delta é a marca com melhor perceção de práticas de sustentabilidade em Portugal, segundo um estudo da OnStrategy sobre as marcas e indústrias melhor percecionadas nas práticas de ESG.

Numa escala de 100 pontos, entre mais de duas mil marcas auditadas, foram dez as marcas que atingiram o nível de excelência, ou seja, mais de 80 pontos: Delta (86,4 pts), Luso (83,9 pts), Agua das Pedras (83,1 pts), Nestlé (83,0 pts), Danone (81,8 pts), Terra Nostra (80,5 pts), Vitalis (80,3 pts), Sumol Compal (80,1 pts), Microsoft (80,0 pts) e Oceanário de Lisboa (80,0 pts).

Depois de ter apresentado os resultados dos estudos anuais de reputação RepScore, de experiência BXS (Brand Experience Score) e de Valor Financeiro das Marcas em Portugal, a consultora consolida agora a informação referente à avaliação que decorreu entre os dias 1 de abril de 2023 e 31 de março de 2024, junto de mais de 50 mil cidadãos que refletem a sociedade portuguesa em termos de distribuição geográfica, género, idade, grau de formação e classe social.

Quanto aos setores de atividade os que mais se destacam pela positiva são o retalho alimentar (67,5 pts), o setor da energia (67,4 pts) e o da alimentação e bebidas (67,1 pts).

Os setores de atividade que recolheram uma avaliação mais vulnerável são a construção e engenharia (52,4 pts), aviação e linhas aéreas (52,6 pts) e produtos industriais e detergentes (53,0 pts).

Quanto à avaliação consolidada das diferentes dimensões do ESG, o fator Governação recebeu 72 pontos, o Social 65 pontos e o Ambiente 48 pontos. “De uma forma consolidada, juntando todos os setores de atividade, Portugal recolhe uma avaliação moderada na prática de ESG – 61,8 pontos; mais 1,8 pontos que no ano anterior – e nenhum setor de atividade atinge sequer uma avaliação robusta (mais de 70 pontos)”, avalia Pedro Tavares, managing partner da OnStrategy

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Lojas do Grupo os Mosqueteiros distinguidas com o selo PME Líder

“Este selo é um testemunho do nosso trabalho ao longo dos anos e do compromisso de cada empresário na região onde está sedeada a sua loja. Diariamente trabalhamos para que as empresas sejam sustentáveis e dinamizem o tecido económico e social, através da criação de emprego, do apoio à produção nacional e a instituições locais,” sublinha Rita Ferreira, responsável pela comunicação institucional do Grupo os Mosqueteiros.

O selo PME Líder foi atribuído a mais de uma centena de lojas do Grupo os Mosqueteiros, um reconhecimento da IAPMEI (Agência para a Competitividade e Inovação) às Pequenas e Médias Empresas (PME).

As lojas agora distinguidas com o selo PME Líder destacaram-se pela sua robustez financeira, estratégias de crescimento sólidas e pela capacidade de responder eficazmente às exigências do mercado. É um prémio atribuído em parceria com o Turismo de Portugal (no caso das empresas de turismo), um conjunto de bancos parceiros e com o Grupo Banco Português de Fomento, tendo por base as melhores notações de rating e indicadores económico-financeiros.

“Este selo é um testemunho do nosso trabalho ao longo dos anos e do compromisso de cada empresário na região onde está sedeada a sua loja. Diariamente trabalhamos para que as empresas sejam sustentáveis e dinamizem o tecido económico e social, através da criação de emprego, do apoio à produção nacional e a instituições locais,” afirmou Rita Ferreira, responsável pela comunicação institucional do Grupo os Mosqueteiros.

O selo PME Líder é atribuído a empresas que se distinguem pelo seu desempenho económico, pela qualidade de gestão e pela capacidade de inovação.

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Além da garrafa clássica de 700ml, o Sunquick de Frutos Tropicais surge agora num novo formato mais pequeno.

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Um ano após a sua inauguração, o ‘Continente Co-Lab: Laboratório de Inovação com o Cliente’ conta com cerca de 10 mil provadores inscritos na plataforma e já recebeu mais de mil clientes no espaço.

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Um ano após a sua inauguração, o ‘Continente Co-Lab: Laboratório de Inovação com o Cliente’ conta com cerca de 10 mil provadores inscritos na plataforma e já recebeu mais de mil clientes no espaço.

Criado para a pesquisa e desenvolvimento dos produtos de marca própria, através da realização de provas, formações com especialistas e estudos de mercado, até ao momento, no Continente Co-Lab já foram testados cerca de 1.300 produtos com clientes, em mais de 2.000 provas.

O espaço também acolheu mais de 150 sessões de estudos de mercado e reflete o investimento do Continente nas marcas próprias, “que têm registado uma grande procura e evolução, contando com um crescimento superior a 75% nos últimos quatro anos”, informa a empresa num comunicado, acrescentando que a marca própria Continente “representou mais de 1.200 milhões de euros na área alimentar, com um crescimento superior a 20% no último ano, ou seja, mais 190 milhões de euros”.

“O primeiro ano do Continente Co-Lab foi um ano em pleno e repleto de desafios, onde, em conjunto com os nossos clientes descobrimos, aprendemos, e evoluímos a nossa proposta de valor para responder às suas necessidades e desejos. Tem sido um orgulho ver o entusiamo e a adesão dos clientes em participarem ativamente nesta jornada de evolução da marca Continente”, afirma Tânia Lucas, diretora comercial de Marca Própria do Continente.

Os interessados em integrar esta base de dados de provadores, podem inscrever-se em https://feed.continente.pt/co-lab, submetendo os dados solicitados pelo formulário.

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