Bebidas

Sab Miller na corrida à compra da Scottish

Por a 10 de Abril de 2007 as 15:13

Sab Miller

A Sab Miller é a mais recente empresa a entrar na corrida à compra da Scottish & Newcastle (S&N), depois das notícias que deram conta da intenção da holandesa Heineken lançar uma OPA (Oferta Pública de Aquisição) sobre a empresa que controla a Sociedade Central de Cervejas e Bebidas. A notícia foi publicada hoje no Diário Económico.

Caso o negócio se concretize, o gigante alemão torna-se número um no sector de bebidas, ultrapassando o actual líder, a Inbev, empresa que resultou da parceria estabelecida há cerca de três anos entre os belgas da Interbrew e a empresa brasileira Inbev.

A S&N gerou no ano passado um volume de vendas de 6,1 mil milhões de euros que, a juntar à facturação da Sab Miller no mesmo período, 11,7 mil milhões de euros, permitirá à empresa gerir um negócio avaliado em 17,8 mil milhões de euros, montante superior ao facturado pela Inbev e que lhe garante a liderança do sector (13,3 mil milhões).

A Sab Miller registou o maior crescimento em volume de negócios (18,2%) no ranking das dez maiores empresas mundiais em 2006, à frente da Inbev com 14,6% e da Heineken, com 10,2%.

Com a aquisição da S&N por parte da Sab Miller, a Heineken fica sai a perder. A empresa holandesa ocupa actualmente a terceira posição no que diz respeito ao volume de negócios, lugar que vai perder caso a operação se concretize.