FMCG Vinhos

Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados 2007

Por a 6 de Março de 2007 as 17:16

copos vinho

A Organização do Festival do Vinho promove o Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados de 2007, que terá lugar nas instalações do Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA) nos dias 15, 16 e 17 de Maio, integrado na 44ª Feira Internacional de Agricultura.

A apresentação do concurso decorreu, hoje, na Sala Ogival da Vini Portugal em Lisboa (Terreiro do Paço), contando com a participação do enólogo Mário Louro, responsável máximo do concurso, Costa e Oliveira, vice-presidente da Vini Portugal, e João Machado, presidente do Conselho de Administração do CNEMA.

Os intervenientes na apresentação referiram a importância do concurso para enaltecer a variedade e qualidade dos vinhos portugueses junto dos consumidores nacionais e internacionais, apelando à participação dos produtores das várias regiões vitivinícolas. A necessidade de estimular a produção de vinhos de qualidade e promover a sua comercialização constituem outros aspectos apontados pelos responsáveis para fazer face à grande competitividade do mercado especializado.

Costa e Oliveira, por exemplo, foca a importância do vinho numa perspectiva social e cultural e sugere empenho no cuidado com a apresentação dos vinhos, nomeadamente a nível da imagem das garrafas, caixas ou mesmo em eventuais publicações sobre os mesmos.

A organização prevê a participação de mais de 800 vinhos que serão avaliados por peritos nacionais e internacionais. Entre os oito membros do júri de avaliação destacam-se na presidência os enólogos João Melícias, Paulo Loureano, José Maria Soares Franco, Manuel Vieira, Osvaldo Amado, Domingos Soares Franco e Nuno Cancela e o produtor Luís Cerdeira. Segundo a organização, haverá ainda um Presidium chefiado pelo Presidente da Associação Portuguesa de Enologia, José António Martins Fonseca.

O concurso contará com 60 provadores em prova cega, oito dos quais estrangeiros, e com um dia exclusivo para os profissionais como forma de vincar o forte teor comercial do evento.

Entre os principais apoios para o concurso destaca-se a Vini Portugal, o Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), as Pousadas de Portugal e o Corte Inglês que realizará uma feira com os vinhos vencedores do concurso nacional.

Após um interregno de 14 anos, e depois do sucesso da Feira do Vinho de 2006, o Concurso de 2007 pretende manter periodicidade anual.

As inscrições estão abertas até 9 de Abril e o regulamento encontra-se disponível em www.cnema.pt.