Outras Opiniões

Feiras: Instrumento para o Sucesso Empresarial

Por a 2 de Fevereiro de 2007 as 16:08

manuel nevoa

Na prossecução dos seus objectivos, desde logo a afirmação comercial nos mercados que elegem para a sua actividade, é essencial que as empresas e instituições utilizem de forma adequada os diversos canais de comunicação.

A crescente mundialização da economia obriga a uma permanente atenção aos países e regiões onde, de forma selectiva e dinâmica, se devem concentrar os esforços.

Não sendo a única hipótese a considerar, uma estratégia de seguidor (“follower”) pode constituir a metodologia adequada para seleccionar e abordar esses mercados, para as empresas que não dispõem de capacidade para serem líderes. A grande maioria das empresas portuguesas encontra-se nesta situação.

Estar atento e replicar, se possível melhorando, o que fazem os líderes, pode ser uma via apropriada para atingir o desejado sucesso.

Nesta óptica é interessante e, julgo eu, útil saber o que pensam os actores da principal economia da União Europeia – a Alemanha.

Os resultados de um estudo, conduzido em finais de 2006, sob a égide da AUMA (Associação Alemã da Indústria de Feiras), sobre um universo de 500 empresas, que participam em feiras direccionadas para profissionais, forneceu alguns dados significativos:

As feiras e exposições aparecem à cabeça, com 79% de respostas entre 8 itens referidos, como ferramenta mais importante no “mix” de comunicação “business-to-business”.

Para o biénio 2007/2008, e comparado com 2005/2006, 76,5% das empresas expositoras alemãs planeia manter ou aumentar o número de participações em feiras.

83% das referidas empresas planeia manter ou aumentar o investimento nessas participações. O orçamento médio de cada empresa por feira rondará os 270.000 euros.

Por outro lado, os dados preliminares relativos a 161 feiras internacionais organizadas na Alemanha em 2006, manifestaram uma tendência de ressurgimento desta actividade:

+1,5% de empresas expositoras (171.000)

+2,5% de expositores estrangeiros (89.000)

+1% de espaço ocupado (6.500.000 m2)

+2,5% de visitantes (9.600.000)

Consolidar e conquistar novos mercados, através da participação em feiras, parece ser claramente a aposta de um cada vez maior número de empresas.

Como referi atrás, seguir o líder, com proximidade, pode ser um bom caminho para o sucesso empresarial. Estar atento e tomar as decisões atempadamente são os primeiros passos.

Manuel P. Névoa, Director de Marketing da Construtora da Ferraria