Feiras: Instrumento para o Sucesso Empresarial
Na prossecução dos seus objectivos, desde logo a afirmação comercial nos mercados que elegem para a sua actividade, é essencial que as empresas e instituições utilizem de forma adequada os diversos canais de comunicação.
A crescente mundialização da economia obriga a uma permanente atenção aos países e regiões onde, de forma selectiva e dinâmica, se devem concentrar os esforços.
Não sendo a única hipótese a considerar, uma estratégia de seguidor (“follower”) pode constituir a metodologia adequada para seleccionar e abordar esses mercados, para as empresas que não dispõem de capacidade para serem líderes. A grande maioria das empresas portuguesas encontra-se nesta situação.
Estar atento e replicar, se possível melhorando, o que fazem os líderes, pode ser uma via apropriada para atingir o desejado sucesso.
Nesta óptica é interessante e, julgo eu, útil saber o que pensam os actores da principal economia da União Europeia – a Alemanha.
Os resultados de um estudo, conduzido em finais de 2006, sob a égide da AUMA (Associação Alemã da Indústria de Feiras), sobre um universo de 500 empresas, que participam em feiras direccionadas para profissionais, forneceu alguns dados significativos:
As feiras e exposições aparecem à cabeça, com 79% de respostas entre 8 itens referidos, como ferramenta mais importante no “mix” de comunicação “business-to-business”.
Para o biénio 2007/2008, e comparado com 2005/2006, 76,5% das empresas expositoras alemãs planeia manter ou aumentar o número de participações em feiras.
83% das referidas empresas planeia manter ou aumentar o investimento nessas participações. O orçamento médio de cada empresa por feira rondará os 270.000 euros.
Por outro lado, os dados preliminares relativos a 161 feiras internacionais organizadas na Alemanha em 2006, manifestaram uma tendência de ressurgimento desta actividade:
+1,5% de empresas expositoras (171.000)
+2,5% de expositores estrangeiros (89.000)
+1% de espaço ocupado (6.500.000 m2)
+2,5% de visitantes (9.600.000)
Consolidar e conquistar novos mercados, através da participação em feiras, parece ser claramente a aposta de um cada vez maior número de empresas.
Como referi atrás, seguir o líder, com proximidade, pode ser um bom caminho para o sucesso empresarial. Estar atento e tomar as decisões atempadamente são os primeiros passos.
Manuel P. Névoa, Director de Marketing da Construtora da Ferraria