FMCG Vinhos

Screwcaps afinal são problema

Por a 24 de Janeiro de 2007 as 16:38

screwcap

De acordo com um teste realizado por especialista e publicado pelo The Times, as screwcaps afinal não poderão ser a melhor solução para os vinhos, revelando-se “pouco simpáticas”, especialmente para os tintos de melhor qualidade. Alguns produtores de vinho já vieram a terreiro revelar que os seus melhores vinhos tintos, engarrafados com screwcap afinal ganham um cheiro a ovos pobres.

Os especialistas revelaram neste teste acreditarem que uma em cada 50 garrafas com screwcap poderão ser afectadas por este problema químico, denominado sulfatização. Quando a cápsula de metal é retirada, sobressai um odor sulforoso, advertindo os autores destes testes que os compradores deverão ter muito cuidado aquando da escolha do vinho, especialmente se este esteve em estágio na adega.

Ainda de acordo com o teste, os especialistas são da opinião que este problema com as screwcaps é menos significativo nos brancos, uma vez que estes são vinhos para e de consumo rápido, não estando sujeitos a grandes tempos de estágio. O problema, dizem os autores do testes, está em vinhos de média/alta qualidade, referindo-se no artigo a néctares provenientes das castas Pinot Noir e Cabernet Sauvignon.

Durante uma prova realizada pelo International Wine Challenge (IWC) no Outono passado, em 9.000 vinhos com screwcap, 2,2% estavam afectados pelo problema da sulfatização. Algumas pessoas ligadas à indústria, principalmente australianos, já vieram defender este método de vedante, afirmando ao The Times que os resultados obtidos pelo IWC é normal, uma vez que as pessoas que realizaram esta prova são verdadeiros especialistas e provadores.

Geoffrey Taylor, especialista químico na área dos vinhos e que analisa 14.000 garrafas de vinho com screwcap, admitiu que o problema da sulfatização é uma realidade. «A problemática da sulfatização é encontrada em cerca de 2% dos vinhos australianos, sendo este fenómeno mais grave noutros países».

Nalguns países, as lojas de vinho e supermercados já foram avisados de que, em breve, receberão devoluções de alguns clientes insatisfeitos.

De referir que, por exemplo, 90% dos vinhos exportados da Nova Zelândia para o mercado do Reino Unido são vedados com screwcap.