Outras Opiniões

Confiança

Por a 27 de Outubro de 2006 as 12:44

vasco

Acabada que está mais uma vindima, começamos agora a pensar de novo na venda dos vinhos que estão em casa, tanto mais que este ano se fizeram muitos mais vinhos, como no ano anterior e no outro antes desse, etc.

No total, a colheita de 2006 deve andar um pouco abaixo da de 2005 que foi grande com cerca de 7 milhões de hectolitros. E tudo tem que ser vendido!

Michel Rolland, o wine consultant mais famoso do mundo, tem uma frase que nunca é de mais repetir: «O vinho é feito para o público!» E mais adiante repete: «O vinho é um negócio!» (Wine is a business).

Estamos de novo a atravessar um período difícil em casa, isto é, em Portugal onde as promessas do Sr. Ministro da Agricultura, de que o vinho é um dos produtos prioritários deste Governo, tardam em se materializar.

Que bom seria se neste Ministério todos lessem esta entrevista do Sr. Michel Rolland para poderem alinhar as suas verdadeiras estratégias com as dos Vinhos de Portugal ou seja com as nossas. Por outro lado, estamos prontos a trocar pontos de vista e a melhorar os nossos programas de forma a sermos mais eficientes e efectivos no mercado. Isto sem esquecer que a ViniPortugal trabalha com o dinheiro que foi descontado através das taxas pagas por todos os Vitivinicultores, e por isso tem que se dedicar à feitura de campanhas que sejam para todos ou seja: genéricas! É por isso que a ViniPortugal promove o Vinho e não promove este ou aquele vinho.

Terminamos em 31 de Dezembro de 2006 a parceria ViniPortugal/ICEP que desenvolveu durante dois anos inúmeras acções em prol da promoção dos Vinhos de Portugal. Correu bem mas podemos fazer mais e melhor. Já estamos a trabalhar em a renovar em 2007/2008, trazendo assim mais fundos para a promoção.

Todos os organismos estatais que promovem o vinho deveriam entender-se a 100% uns com os outros, e isso é que ainda não aconteceu. Podemos, no entanto, dizer com orgulho que a aproximação aos Vinhos da Madeira tem sido muito grande e útil para ambas as partes. Mas a nossa missão não está ainda completa. Temos de continuar a lutar por ter todas as estratégias alinhadas. Só nessa altura estaremos no bom caminho!

E por sua vez o Governo terá de alinhar as dele, nomeadamente as da cruzada Álcool-Saúde pela qual temos o maior respeito mas que não se pode só dirigir ao vinho.

Com a ajuda das revistas da especialidade, como é a Hipersuper, com confiança e trabalho, por certo atingiremos os objectivos a que nos propusemos desde o início.

Vasco d’Avillez, Presidente da ViniPortugal