FMCG Marcas

Milupa apresenta fórmula próxima do leite materno

Por a 13 de Outubro de 2006 as 11:35

aptamil

A Milupa renovou a gama de leites infantis em pó, fruto de mais de cinquenta anos a investigar o leite materno. Introduziu às fórmulas infantis da gama Aptamil ingredientes prebióticos que, segundo estudos clínicos, ajudam a reforçar o sistema imunitário dos bebés que não podem ser amamentados

A Milupa, empresa que pertence ao Grupo Royal Numico, desenvolveu uma fórmula inovadora, capaz de simular os efeitos benéficos do leite materno no sistema imunitário do bebé. O leite materno contém hidratos de carbono, designados prebióticos, que promovem o crescimento de bactérias que ajudam a reforçar o sistema imunitário do bebé.

Após a descoberta, a empresa especialista em nutrição infantil, introduziu uma mistura de ingredientes prebióticos à sua gama de leites infantis, comercializada sob a marca Aptamil. Chicória e banana são alguns alimentos ricos neste nutriente.

A Milupa deu início ao programa de investigação do leite materno há 52 anos. O objectivo da iniciativa era (e é) ajudar as crianças que não podem beneficiar do leite das mães. A fórmula, agora tornada pública, foi estudada por «entidades independentes de vários países que levaram a cabo um conjunto de investigações clínicas», esclareceu Paula Nolasco, Medical Adviser da Milupa em Portugal.

Os resultados foram idênticos em todos os países, garantiu W. van Gelder, vice-presidente da Numico. Os estudos demonstraram que «as fórmulas infantis suplementadas com ingredientes prebióticos reduzem em 50% o risco de infecções respiratórias e diarreias, assim como diminuem em 60% a incidência de dermatite atópica (eczema infantil) nos primeiros seis meses de vida de lactentes em risco», ou seja com história de atopia familiar, explicou ao jornal Hipersuper, Guido Moro, professor de pediatria na Maternidade Melloni, em Milão, e o principal investigador dos estudos publicados.

A Numico patenteou a mistura de prebióticos e é a única empresa que pode comercializar a fórmula. Os leites infantis da Milupa, frisam os responsáveis da empresa, apenas são substitutos do leite materno quando este é inexistente ou insuficiente, quer em quantidade quer em qualidade.

Portugal tem uma da taxa média de amamentação ao nascimento na ordem dos 99%, uma das mais elevadas da Europa. No entanto, entre os cinco e os seis meses de vida do bebé, o valor desce 40%, de acordo com um estudo de mercado realizado, em 2004, pela GFK. A gama Aptamil já está disponível no canal alimentar e farmácia e sofreu um aumento de preço de 8%, justificado, segundo Ana Simões, gestora da marca Aptamil, pelo facto de as «matérias-primas serem mais caras».

A Milupa opera no mercado nacional desde 1974. Os produtos comercializados pela empresa revelam especial atenção pela alimentação dos 0 aos 36 meses. Actualmente, oferece uma gama de produtos infantis que reúne leites, farinhas, boiões e purés de fruta, sumos e bolachas. «Somos líderes de mercado no segmento de leite infantis em pó com a marca Aptamil, com uma quota de 30% em volume e 28% em valor», garantem os responsáveis da empresa.

O Grupo Royal Numico, especialista em nutrição infantil e clínica, escolheu a cidade holandesa Wageningen para instalar o seu centro de investigação e desenvolvimento, que conta com mais de 150 especialistas. A Numico Research colabora com 50 centros de investigação universitários e 40 hospitais.