Tec & Log

Luís Simões investe 2,8 milhões em I&D

Por a 26 de Setembro de 2006 as 15:39

Luís Simões investe 2,8 milhões em I&D

O grupo Luís Simões canalizou 2,8 milhões de euros para investir em Investigação e Desenvolvimento (I&D) durante este ano. O objectivo é aperfeiçoar as estruturas informáticas da empresa nas áreas de distribuição e logística.

«Temos uma equipa de 20 colaboradores a desenvolver o sistema tecnológico, cujo objectivo é optimizar recursos e serviços, ou seja melhorar a eficiência operacional e criar valor acrescentado para o cliente», explicou ao jornal Hipersuper, José Luís Simões, presidente executivo do grupo.

No ano passado, os investimentos em I&D foram de «9,8 milhões de euros aplicados na consolidação das actividades de transporte e logística em Espanha, na reorganização da rede de distribuição logística, implementação do Portal LSnet (nova plataforma de comunicação com clientes) e no reforço e desenvolvimento das actividades de suporte e negócios complementares», esclarece Luís Simões.

O portal LSnet tem vindo a eliminar, progressivamente, fluxos de circulação dos documentos físicos comprovativos de entrega quer internamente quer para o cliente. Com efeito, «há optimização do processo administrativo, mas também antecipação da disponibilização destes documentos aos clientes, que regra geral são suporte à facturação», garante o presidente executivo do grupo. Até ao final do ano, a Luís Simões espera crescer 5% nas vendas em Portugal e a duplo dígito em Espanha.

A aposta na melhoria dos sistemas de comunicação externos é a grande estratégia da empresa para crescer nos mercados onde opera. E esta aposta não é recente. Há cerca de quatro anos, o grupo equipou a frota com uma ferramenta denominada Informática Embarcada, que permite, entre outras vantagens, comunicar em tempo real com os tráfegos, sinalizar de forma automática diversos tipos de acontecimentos e localizar veículos.