Distribuição

JM planeia farmácias na Polónia

Por a 30 de Agosto de 2006 as 18:39

JM planeia farmácias na Polónia

O grupo Jerónimo Martins está a desenvolver alguns estudos, com o objectivo de analisar e concluir sobre a viabilidade do projecto das farmácias na Polónia, tendo para o efeito registado o nome Bliska Apteka SpZoo, em Junho do presente ano, não existindo, contudo, confirmação oficial de que este será o nome a utilizar, caso o negócio se desenvolva. Fonte oficial do grupo revelou que neste momento o grupo Jerónimo Martins encontra-se simplesmente a realizar alguns estudos, não existindo, de modo algum, a certeza de que irá desenvolver essa actividade em território polaco. «Esperamos até ao final do ano poder apresentar algumas novidades, mediante o decorrer do estudo. Poderá haver lugar ao desenvolvimento de projectos piloto na Polónia, com vista à realização de testes de mercado. De todas as formas, não existem ainda confirmações de localizações, timings ou número de lojas».

Na sequência deste registo, a Autoridade da Concorrência polaca autorizou a Farmindustria, empresa controlada pela Associação Nacional das Farmácias (ANF) a adquirir 50% da Bliska Apteka.

No que diz respeito ao início da actividade, embora neste momento só estejam a ser efectuados estudos, será provável que as primeiras farmácias sejam inauguradas nas cidades de Varsóvia e Lodz, adiantando o Planet Retail que esta nova joint-venture entre a JM e a ANF poderá, em teoria, abrir farmácias em todas as lojas Biedronka, embora a maioria das lojas não possuam espaço suficiente.