FMCG Marcas

Agros investe 40 milhões em centro empresarial

Por a 6 de Julho de 2006 as 12:38

Leite

A Agros (União das Cooperativas de Produtores de Leite do Entre Douro e Minho e Trás-os-Montes) vai investir 40 milhões de euros na construção de um novo centro empresarial que localizar-se-á na Póvoa do Varzim e estará concluído em 2008.

Na cerimónia do lançamento da primeira pedra do edifício, que contou com a presença do ministro da Agricultura, Jaime Silva, o presidente da Agros, Fernando Mendonça, sublinhou, em declarações à agência Lusa, a importância de diversificar a área de negócio da Agros para os mercados de horticultura e fruticultura. «Queremos fazer com estas duas actividades o que fizemos com o leite», frisou o responsável.

O novo centro empresarial vai ocupar 10% de 25 hectares e vai integrar mais de três mil produtores. Da fatia dos 40 milhões de euros a investir, um milhão vai ser financiado pelo Estado para a construção dos laboratórios. A Leicar (Associação de Produtores de Leite e Carne) já veio a terreiro contestar o apoio do Governo, sendo que uma das alegações é o facto de não caber aos produtores fazer o controlo de qualidade da sua própria produção, mas a entidades independentes.

A Agros recolhe diariamente 1,5 milhões de litros de leite e coloca 630 mil unidades de produtos no mercado nacional. Segundo Fernando Mendonça, trata-se de «um elevado investimento, talvez um dos maiores que se avizinha para os concelhos da Póvoa do Varzim e de Vila do Conde e que revela a forte aposta que a nossa organização e o sector leiteiro assumem, contrariando a onda de pessimismo, de desinvestimento, de deslocalizações e encerramento de indústrias e iniciativas empresariais».