Tec & Log

Paxar Ibérica com etiquetas inovadoras

Por a 11 de Abril de 2006 as 16:00

A Paxar passa a apostar na comercialização das etiquetas RFID (Radio Frequence Identification) no mercado português. Esta tecnologia, muito importante nas áreas da produção, distribuição e comercialização, permite determinar onde acontecem atrasos e problemas no processo de distribuição. Na prática, esta tecnologia possibilita, por exemplo ler etiquetas fora do ângulo de visão ou enquanto são deslocadas, ler várias etiquetas em simultâneo, ou mesmo fazer a sua actualização à distância e sem necessidade de intervenção humana directa.

Este conhecimento absoluto dos movimentos dos produtos proporciona a antecipação das necessidades do consumidor, fazer pedidos antecipados, evitar rupturas de stock e assegurar que o consumidor encontra os produtos no ponto de venda.

Paulo Castro, responsável pela Praxar em Portugal acrescenta em comunicado que «na prática, também podemos dizer que temos todas as condições para reduzir as necessidades de stock de segurança, assim como, de melhorar a eficiência dos processos e a visibilidade dos produtos ao longo de toda a cadeia de fornecimento».

Uma etiqueta RFID contém toda a informação que nela se quiser incluir, é compostas por um chip e uma antena, que uma máquina leitora interpreta e extrai os dados. A Praxar conta, por isso, com clientes reconhecidos mundialmente, como a Nike, Adidas, Puma, Hugo Boss, ou Marks & Spencer e só com esta última, a Paxar tem em curso um projecto de etiquetas RFID, com um total anual de mais de 50 milhões de unidades. A Paxar está presente em 75 países, no desenho, fabrico, distribuição e comercialização dos respectivos produtos. As etiquetas fornecidas pela Paxar podem ser fabricadas em qualquer matéria-prima, suporte têxtil (polyester, nylon, algodão) ou tintas (de impressão por estampagem a calor e transferência térmica). Existem ainda outros tipos de etiquetagem como etiquetas tecidas, de composição, em pele, plástico, cartolina, adesivas ou de segurança. A Paxar opera em Portugal desde 2003, através da Paxar Ibérica, Lda., localizada em Barcelos.