Editorial

Lógica ibérica

Por a 17 de Março de 2006 as 16:06

Certamente por razões de índole geográfica, económica e logística, mas também pelas incontornáveis afinidades culturais e históricas entre os dois países, faz todo o sentido pensar numa lógica ibérica. Os negócios há muito que extravasaram as fronteiras nacionais. E a intensificação das relações comerciais entre Portugal e Espanha é uma realidade que devemos olhar de forma descomplexada, assertiva e corajosa.

É por essa razão que nesta edição, que vamos distribuir em Espanha, tivemos o cuidado de dar a conhecer aos nossos vizinhos a realidade do mundo da Distribuição em Portugal, quem são os operadores de mercado, qual a sua dimensão financeira, que formatos trabalham, etc. Porque da mesma forma que existem empresas portuguesas com projectos consistentes em Espanha, também muita da produção agro-alimentar espanhola está já presente em Portugal. E a tendência, claramente, será para estes laços serem reforçados no futuro.

O jogo de competitividade faz-se hoje em cenários cada vez mais complexos e agressivos. E é na capacidade de empreendorismo, na inovação e na definição de estratégias ousadas que as empresas, sejam de que país for e a actuar em que mercado for, conseguem crescer. O contexto é cada vez mais europeu e até global. Como não poderia deixar de ser, também o é cada vez mais ibérico. Para responder ao crescente nível de exigência, a um novo paradigma ao nível comercial, é imperativo ter uma visão prospectiva na condução dos negócios.

Nesse sentido, e defendemos isso na capa, chegamos aqui a Espanha com uma mensagem objectiva: a Hipersuper é claramente a publicação líder no segmento das revistas profissionais sobre os sectores do grande consumo em Portugal. Para além do cuidado gráfico e da qualidade editorial, aspectos sobre os quais temos recebido feed back extremamente positivo, orgulhamo-nos de ter acrescentado serviços adicionais ao sector, como um site actualizado diariamente ou uma newsletter semanal que compila tudo o que de mais importante se passou neste ramo de actividade.

Há também todo um trabalho, árduo mas silencioso, que poderá eventualmente escapar ao mercado. Realizámos um intenso esforço ao nível de base de dados para que todo o mailing esteja não só criteriosamente seleccionado, como rigorosamente actualizado e personalizado. Hoje, como nunca antes acontecera, podemos afirmar sem reservas que chegamos exactamente onde precisam de estar os nossos anunciantes: junto de cada loja e de cada decisor. E não falamos apenas dos quadros administrativos, mas também dos responsáveis de compras e negociação. Ou seja, junto de todos que verdadeiramente fazem negócio.

Do nosso ponto de vista, encaramos Espanha como um mercado natural e de elevado interesse. É um país onde existe uma cultura de aposta nas revistas profissionais que, muito honestamente, tantas vezes falta em Portugal. O que se sente no investimento publicitário, por certo, mas também na partilha de informação, na participação activa por parte das principais personalidades. Tenho que ser honesto: há um claro défice nesta matéria em Portugal e não me parece que seja por falta de empenho dos jornalistas e das equipas comerciais.

As revistas profissionais, e concretamente no sector em que nos inserimos, não são só um veículo privilegiado para colocar em comunicação Produção e Distribuição. São elemento estruturante da própria actividade comercial, que dá “corpo” ao sector, que lhe traz dinâmica, abrangência e visibilidade. Sem esquecermos as raízes, queremos que o mercado espanhol possa reconhecer na Hipersuper a utilidade que conquistámos em Portugal. É uma aposta legítima, mas acima de tudo coerente com o actual ambiente global que se vive neste e em tantos outros sectores económicos.