Fórmula de sucesso

Por a 19 de Setembro de 2005 as 14:44

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Após o sucesso do seu antecessor, a tarefa reservada à Ford não era fácil: renovar a versão comercial do Focus. Pelo ensaio que a Hipersuper efectuou, as expectativas não saíram goradas, apresentando a marca da oval um modelo fácil e agradável de guiar, com uma área de carga bastante generosa, facto muito importante para quem deseja colocar o seu modelo na lista de preferências das empresas.

Qualquer substituição de um modelo de sucesso não constitui tarefa fácil. No caso da variante comercial do Focus e após o sucesso comercial atingido com o modelo anterior – foram comercializadas cerca de oito mil unidades em Portugal – a solução não poderia deixar de partilhar alguns dos atributos do modelo de passageiros de que deriva. Para os responsáveis da Ford, «trata-se, naturalmente, de uma proposta mais madura e também mais completa, quer em termos de equipamentos, quer mesmo a nível de mecânica, pois o modelo passa a contar com as mais recentes motorizações turbodiesel dotadas de sistema common rail».

O primeiro facto que salta à vista, é que este modelo partilha com o seu “irmão” de passageiros muitos dos atributos que tornaram o Focus num caso de sucesso, comercializando mais de quatro milhões de unidades (em todo o mundo) em seis anos. Com o modela entregue a uma carroçaria mais moderna e tecnologicamente avançada, a versão comercial assenta no modelo de três portas, não negando, quer em termos mecânicos quer no equipamento oferecido, as semelhanças com a versão de cinco lugares.

Embora na questão estética se esperasse talvez algo mais da marca criada por Henry Ford, a frente do novo Focus parece-nos mais desportiva e com uma imagem mais próxima do C-MAX. Na traseira, a maior inclinação do portão, gera algumas opiniões divergentes, sendo ponto assente que em termos de visibilidade, esta piorou ligeiramente, apesar de no cômputo geral, esta actualização merecer claramente nota positiva. Maior que o anterior Focus, extraindo as suas medidas do C-MAX, o novo modelo comercial da Ford aumentou a distância entre eixos em mais 25 mm e as vias são 40 mm mais largas, totalizando agora 4.342 mm de comprimento, 1.991 mm de largura e 1.497 de altura.

Quanto à mecânica, assenta em três níveis de potência, obtidos a partir das motorizações turbodiesel de injecção common rail da família Duratorq, nomeadamente o 1.6TDCi, nas variantes de 90 e 109 cv, e o 2.0TDCi de 136 cv. Na versão ensaiada – 1.6TDCi com catalisador e turbocompressor de geometria variável e com uma potência de 109 cv às 4000 rpm, atingindo um binário de 240 Nm (260 Nm em overboost) às 1750 rpm – esta motorização revelou-se fácil e agradável de ser conduzida, com boas prestações e recuperações de bom nível. Com uma caixa manual de cinco velocidades, a velocidade máxima, segundo dados do construtor, situa-se nos 188 km/h, acelerando dos 0 aos 100 km em 10,9 segundos.

No restante capítulo mecânico, mantém-se a base do modelo de passageiros de que deriva, adoptando-se a mesma suspensão dianteira (independente tipo McPherson com barra estabilizadora) e traseira (independente, multi-link Control Blade e barra estabilizadora), se bem que para os dois derivativos mais potentes tenha uma afinação mais desportiva. A direcção é electro-hidráulica assistida (EHPAS), permitindo a selecção de um de três modos – Standard, Comfort e Sport – consoante as necessidades sentidas pelo condutor, através do computador de bordo (não disponível na versão 1.6TDCi de 90 cv).

Os travões são apoiados pelo sistema ABS com Distribuição Electrónica da Força de Travagem (EBD), podendo ainda ser complementado pelo ESP, proposto em opção, disponível na versão ensaiada pela Hipersuper.

Equipamento q.b.

São óbvios os paralelismos entre o derivativo Sportvan e o modelo de base, com os equipamentos de série devidamente adaptados às características de veículo comercial ligeiro, com dois lugares e amplo espaço de carga. Ainda assim, o Ford Focus Sportvan mantém o seu reconhecido estilo desportivo, conjugando de um modo perfeito a sua base original e a função específica para que foi desenvolvido.

Do equipamento de série do Focus Sportvan 1.6TDCi 109 cv, fazem parte elementos como os retrovisores de comando eléctrico com desembaciador, tomada de ligação de acessórios com receptáculo, faróis de nevoeiro, sistema de ar condicionado, computador de bordo, sistema de áudio com leitor de CD, vidros eléctricos, faróis reguláveis em altura, coluna de direcção ajustável em altura e inclinação, bancos dianteiros anti-mergulhantes com apoios de cabeça reguláveis e bolsas nas costas, banco do condutor ajustável manualmente em altura, volante de três raios em couro com aplicações cromadas e jantes de liga leve de 16 polegadas com pneus 205/55R16. O fecho central de portas pode ser activado remotamente pelos comandos da chave, além da existência de uma extensa lista de opcionais.

Comum a todos os novos Ford Focus estão os elementos relacionados com a segurança, tais como os airbags para condutor, passageiro e laterais, bem como os cintos dianteiros com pré-tensores, dispositivos de retracção e demais zonas de deformação programada e de dispersão de energia resultante dos impactos.

Dadas as suas características específicas, o Focus Sportvan adopta uma divisória que separa a área dos passageiros do espaço reservado para a carga. A parte superior da divisória é concebida em metal e a inferior forrada a alcatifa, contando esta secção com bolsas adicionais, existindo no compartimento de carga uma bolsa adicional para arrumação do triângulo de sinalização.

Quanto à área de carga, ela é totalmente revestida a alcatifa, sendo o seu comprimento máximo de 1.540 mm e a largura de 1.360 mm (1.040 mm entre as cavas das rodas), enquanto a altura varia entre os 810 e 970 mm, disponibilizando assim uma área útil de carga de 1,24 metros cúbicos. Aquele espaço conta ainda com uma cobertura adicional à altura da chapeleira, solução que ajuda a manter a carga longe dos olhares indiscretos. À semelhança do seu antecessor, a Ford Lusitana volta a apostar numa competitiva estratégia de preços, com a rede de concessionários Ford a propor, a partir de agora, as variantes de 90 e 109 cv do Focus Sportvan 1.6TDCi por 17.990 e 20.430 euros, respectivamente, enquanto o mais potente Focus Sportvan 2.0TDCi (136 cv) rondará 24.040 euros.