Renault aumenta vendas e sobe quota global
A Renault obteve uma evolução nas vendas no ano 2010, permitindo-lhe ultrapassar o anterior recorde de vendas, totalizando 2.625.000 veículos comercializados.

Victor Jorge
Queijo Serra da Estrela é candidato a Património Cultural e Imaterial da Humanidade
La Casera traz novos sabores e opções sem álcool
Aldi inaugura primeira loja em Ílhavo
Ferrero lança Nutella Plant-Based em Portugal
‘HealthySoil4Life’ abre candidaturas a jovens talentos no campo da agricultura regenerativa
‘Água Por Uma Causa’ da Monchique angaria mais de 65 mil euros
Paladin apresenta “a Melhor Maionese de Sempre” com nova receita e embalagem em vidro premium
João Portugal Ramos lança Vinhas do Cardido 2024
Setor dos lacticínios reúne-se no Enlácteos 2025 para debater futuro da indústria
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
A Renault anunciou uma alta de 14% nas vendas globais do grupo, ou seja, superior à evolução do mercado mundial que se situou nos 11,8%. Esta subida no volume de vendas do construtor francês significa um total de 2.625.000 veículos, em 2010, mais 90 mil automóveis que o ano recorde do grupo, em 2005, com 2.535.000 automóveis.
No campo dos Veículos Comerciais Ligeiros (VCL’s), a Renault anunciou uma quota de mercado de 15,9%, consolidando, assim, a liderança mundial com 308.536 veículos comercializados, correspondendo a uma subida de 19,9% face aos 257.327 de 2009.
Para Jérôme Stoll, vice-presidente executivo para as Vendas e Marketing e Veículos Comerciais Ligeiros, “é com satisfação que verificamos ter ultrapassado o recorde de vendas de 2005. Estamos a fazer progressos em todas as regiões e a seguir a nossa ofensiva internacional, encontrando-se todas as marcas a contribuir para este momento”.
Na Europa, o grupo gaulês teve um aumento de 1,1 pontos percentuais na quota de mercado e uma evolução em termos de volume de vendas de 7,4%, com 1.642.000 unidades vendidas, num mercado caracterizado por uma queda de 3,6%.
Já fora da Europa, o grupo manteve o seu crescimento, verificando-se um aumento de 26%, com aproximadamente 983.000 unidades vendidas, representando as vendas extra-Europa , 37% do volume de vendas total, contra 34% em 2009.
Para 2011, Stoll refere, em comunicado, que, “perspectivando uma evolução de 4% face a 2010, o grupo tentará crescer acima deste valor”. Se na Europa se espera uma estagnação do mercado, desejando a Renault “consolidar a posição”, o principal objectivo do grupo francês para 2011 está na “expansão internacional e lançamento da gama de veículos eléctricos na segunda metade do ano”.